Ereção Canônica: 14 de abril de 1973 – Papa Paulo VI
Situação geográfica: Norte do estado de São Paulo
Limites: Diocese de Franca (SP), São José do Rio Preto (SP), Catanduva (SP), Jaboticabal (SP), e Arquidiocese de Uberaba (MG)
Superfície: 8.558 km²
População: 324.865 habitantes
Municípios: Barretos, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Ipuã, Jaborandi, Miguelópolis, Morro Agudo, Olímpia e Severínia

A Igreja Particular de Barretos foi erigida canonicamente pelo Papa Paulo VI aos 14 de abril de 1973. O território diocesano está localizado ao norte do estado de São Paulo, e faz divisa com as dioceses de Franca, São José do Rio Preto, Catanduva, Jaboticabal e Arquidiocese de Uberaba (MG). O padroeiro diocesano é o Divino Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, comemorado na Solenidade de Pentecostes.

Segundo o Censo Demográfico 2010 do IBGE, o Bispado de Barretos tem uma população de 324.865 habitantes, sendo 234.333 católicos, em uma área de 8.558 km². A Igreja particular de Barretos tem 24 paróquias e uma Quase Paróquia, em 13 municípios divididos em quatro Regiões Pastorais.

A Região Pastoral Barretos tem 10 paróquias. Em Barretos: Catedral Divino Espírito Santo, Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, Bom Jesus, São Benedito, Santa Ana e São Joaquim, São Luís Gonzaga, São João Batista, Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica); e em Colômbia a Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

A Região Pastoral Guaíra é formada por quatro paróquias. Em Guaíra há as paróquias: São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida; em Ipuã, a Paróquia Sant’Ana; e em Miguelópolis a Paróquia São Miguel Arcanjo.

A cidade de Olímpia tem três paróquias, a São João Batista, Nossa Senhora Aparecida e São José, e a Quase Paróquia Santo Expedito e São Judas Tadeu. Juntam-se a elas, na formação da Região Pastoral Olímpia, as paróquias Senhor Bom Jesus de Guaraci, São José de Severínia, Nossa Senhora da Abadia de Cajobi e Nossa Senhora Aparecida de Embaúba.

Apenas três paróquias formam a Região Pastoral Colina: São José de Colina, São Gabriel de Jaborandi e São José de Morro Agudo.

Dom Milton Kenan Júnior é o sexto bispo diocesano. Sua nomeação para Barretos, pelo Papa Francisco, foi feita no dia 05 de novembro de 2014, e sua posse aconteceu em 21 de dezembro de 2014. Ele sucede a Dom José de Matos Pereira (seu primo), Dom Antonio Maria Mucciolo, Dom Pedro Fré, Dom Antonio Gaspar (bispo emérito), e Dom Edmilson Amador Caetano.