Prioridades Pastorais

As atividades pastorais da Diocese de Barretos são norteadas pelo objetivo geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019:

EVANGELIZAR,
A partir de Jesus Cristo,
Na força do Espírito Santo,
Como Igreja
Discípula, missionária, profética e misericordiosa,
Alimentada pela Palavra de Deus
E pela Eucaristia,
À luz da evangélica opção preferencial pelos pobres,
Para que todos tenham vida,
Rumo ao Reino definitivo.

As atividades pastorais são desenvolvidas a partir de Comissões Específicas dos Projetos de Ações do 3º Plano Diocesano de Pastoral eleito em assembleia:

1ª Urgência - Igreja em Estado Permanente de Missão

Assessor eclesiástico: Pe. Luiz Paulo Soares
Membros da equipe: Pe. Rogério Caraffini, Silvia Apda. J. dos Anjos, Mirtes de Paula e Tânia Chagas de Oliveira
Linha de ação: Imprimir em toda ação eclesial o caráter missionário.

2ª Urgência - Igreja: Casa da Iniciação à Vida Cristã

Assessor eclesiástico: Pe. Luís Gonzaga Bolinelli
Membros da equipe: Maria de Lourdes Borges, Stenio Garcia de O. Dias, Aparecida Fortunato Miranda e Simone Buch.
Linha de ação: Tornar a comunidade protagonista no processo de iniciação à vida cristã priorizando jovens e adultos.

3ª Urgência - Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral

Assessor eclesiástico: Pe. Deguinor Mário Russo
Membros da equipe: Padre José Antônio Quissoto, Diácono José Paulo Lombardi, Diácono Mario Lúcio Alves de Paula, Sofia Maria Azenha da Silva, Ivone Maria de Paula Vicentini e Eliane Aparecida Nunes de Andrade.
Linha de ação: promover a centralidade da Palavra de Deus na caminhada das comunidades.

4ª Urgência - Igreja: comunidade de comunidades

Assessor eclesiástico: Pe. Thiago Reis
Membros da equipe: Evandro Dias de Andrade, Ana Maria de Souza Ricci, Rosi Bertati e Tânia Diamantino
Linha de ação: Criar espaços que gerem e fortaleçam comunhão e participação

5ª Urgência - Igreja a serviço da vida plena para todos

Assessora eclesiástica: Ir. Maria Bernadete Meneghello
Membros da equipe: Valdirene Apda. dos Santos Figueiredo, Juliana Silva Andrade, Marcelo Martins Rebellato, Elisabete Inês Dourado, Paulo Vasconcelos e Graça Canoas
Linha de ação: Articular, fortalecer e implementar ações na dimensão social da evangelização.