Artigos


É preciso saber lidar com os “nãos”


Sexta-feira, 16 de agosto de 2019


Imagem | É preciso saber lidar com os “nãos”

Ao fazermos uma análise reflexiva e social sobre o impacto e o comportamento das pessoas em relação a como elas se deparam perante às respostas negativas traduzidas pelas negações ou incapacidades de se ter algo desejado, ou até mesmo a atitude de espera pelo momento certo, com certeza iremos nos deparar com uma das atitudes mais impactantes do ser humano. Perceberemos que a nossa sociedade, em sua maioria, não está sendo preparada e educada para lidar com tais situações, a ponto de, diante dessas realidades, as pessoas se desestruturarem tendo atitudes de revoltas, fechamentos, decepções, medos, inseguranças etc.
 
Diante de uma oportunidade, refletindo sobre tal situação, foi possível perceber que a atitude de saber lidar com o 'não' faz parte da estruturação humana e é característica de homens que são sábios, pois saber lidar com a negativa é saber discernir e ter consciência de que a vida é um processo a ser “construído”. Deste modo, diante das construções cotidianas, através de nossos erros e acertos, tudo vai tomando forma, como a exemplo de Jesus que nos fala sobre a casa que é construída sobre a rocha e também na areia (Cf. Mt. 7, 24-27).
 
A atitude de não aceitar as realidade negativas que devem ser pautadas por uma linha de superação e compromisso será semelhante àquele indivíduo que constrói a sua casa na areia, uma hora ou outra ela irá desmoronar, pois a atitude de não aceitação o torna muito frágil e demonstra que ele não aprendeu a enfrentar as tempestades da vida.
 
Olhando para a realidade dos pais, responsáveis, educadores de nossas crianças, perceberemos que eles têm a missão de serem colaboradores na formação desta mentalidade humana, ajudando, educando. Preparando as crianças a perceberem que os 'nãos' fazem parte da existência humana e podem auxiliá-los em seu devido desenvolvimento, tornando-os desde pequenos seguros e autorresponsáveis por suas atitudes e ações, tendo como base um alicerce pautado pela rocha, que o torna preparado diante das tempestades.
 
Peçamos a Jesus esta graça, de sermos construtores de um reino que exale fortaleza e coragem, e sobretudo, que saibamos lidar com os 'nãos'.
 
Imagem: Multiversos da Palavra

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 1º ano de Teologia em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor