Artigo do Pe. Ivanaldo: Amar o próximo

Sábado, 28 de março de 2020

Imagem | Artigo do Pe. Ivanaldo: Amar o próximo

Cremos profundamente, tanto pelas vias naturais quanto pela força da fé, que "o amor tudo transforma". Esta verdade objetiva manifesta-se acima de toda e qualquer particularidade e possíveis diferenças, assim como supera, em muito, argumentos que tentam provar o contrário. A quaresma, caminho que nos preparara para a Páscoa, celebração que memoriza (recorda e atualiza) a ação salvadora de Deus através de Jesus Cristo em favor de toda a humanidade, propõe-nos aprofundar o verdadeiro sentido da arte de amar.

A verdade de que "o amor tudo transforma" insere-nos num movimento de permanente renovação. A dinâmica do amor impõe uma ordem necessária que precisa ser desejada, buscada e assumida por todo aquele que, de maneira consciente, livre e responsável, dispõe-se a vivê-la:

1º. Acolher o amor de Deus. É Ele a fonte genuína do amor;

2º. amá-Lo acima de todas as coisas;

3º. Amar a si próprio como extensão de uma relação equilibrada e madura com o Senhor.

Outro elemento constitutivo dessa dinâmica é amor ao próximo. No relato da cura do cego de nascença (Jo 9, 1-41) o evangelista João serve-se do termo "sinal" para evidenciar que, além do que os olhos alcançam existe uma mensagem, um propósito, um ensinamento a ser transmitido e acolhido. O primeiro objetivo do sinal narrado é revelar a grandeza e poder de Deus; depois, apresentar Jesus como salvador, aquele que restitui a dignidade humana. Por fim, servir como testemunho para que os homens creiam.

Jesus revela-se "luz que vem de Deus". Tira o cego da exclusão e mendicância restituindo-lhe a dignidade; questiona e faz pensar a comunidade, escrava de regras obsoletas; oferece ao homem curado da enfermidade física a possibilidade da salvação, de ser amado e poder amar além dos olhos, além do espaço físico, além do tempo, mergulhando, profundamente, na dinâmica do amor que gera, defende e promove vida.

Amar o próximo é reconhecer em toda e cada pessoa a presença de Deus, independentemente de virtudes, limites e fraquezas do outro. Amar o próximo é reconhecer-se humanamente necessitado do amor do semelhante, assim como, consciente do dever de amá-lo na liberdade, generosidade e gratuidade. Amar o próximo é comprometer-se em testemunhar, por palavra e obras, o que de Deus gratuitamente recebemos e que, gratuitamente, compartilhamos: o amor. Liberta-nos, Jesus, de toda escuridão! Abençoada quaresma!