Artigos


Reclamar ou agradecer?


Imagem | Reclamar ou agradecer?

Estes dias vi uma reflexão bonita sobre reclamar e agradecer. Reclamar é cultivar em sua vida aquilo que você mais está odiando, mais está lhe machucando; enquanto agradecer seria o mesmo que fazer acontecer em sua vida a graça. O que mais você tem feito?
 
De fato, a reclamação de nada serve em nossa vida a não ser para aumentar nossos problemas. A pessoa que vive de reclamações, que nada está bom, que tudo de ruim acontece só com ela, vai se tornando uma pessoa de difícil convivência. Como que vão acontecer coisas boas se só se semeia a reclamação, se não aprendeu a elogiar, a reconhecer o valor do outro, a se importar mais com a luta que com a vitória? Mesmo que esteja ensolarado lá fora, sempre estará nebuloso dentro dessa pessoa. É triste viver assim!
 
Já a pessoa que aprendeu a agradecer vive uma situação totalmente diferente. Ser grato não significa “tapar o sol com a peneira”, fingir que na vida não há problemas e que tudo vai às mil maravilhas. Todos nós temos altos e baixos. Ser grato, porém, nos faz ver saídas onde não havia, nos faz ter esperança de dias melhores, nos faz olhar para o outro e se alegrar por sua luta, por seu esforço. Ter um coração grato é não ficar procurando culpados por seus problemas e nem fazer problemas na vida os outros, afinal, um coração grato está ocupado em ser feliz. Que tal dar uma chance para a gratidão?
 
A lição da semana: reclamar menos, tirar da vida, mesmo que aos poucos, o hábito de reclamar, de murmurar, e assim, começarmos a ter mais gratidão em nosso coração. Uma semana feliz e abençoada!
 

Comentários



Sobre o Autor


Padre Thiago Freitas dos Reis

Pe. Thiago é pároco da Paróquia Bom Jesus em Barretos. E-mail: thiagofdreis@hotmail.com 

Artigos do Autor