Artigos


Artigo do Pe. Ivanaldo: Páscoa: Caminho, Verdade e Vida!


Sábado, 16 de maio de 2020


Imagem | Artigo do Pe. Ivanaldo: Páscoa: Caminho, Verdade e Vida!

A fé cristã tem como fundamento a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, cujo ponto de partida, a recepção do anúncio do Evangelho gera conversão e mudança de vida, graça que se aprimora através do discipulado, o seguimento fiel que, consequentemente promove a inserção na comunidade dos crentes, a Igreja, e desemboca no testemunho da fé. Este ciclo acontece, permanentemente, na vida de todos os que, de maneira consciente, livre e responsável, assumem Jesus Cristo como Senhor.
 
‘Senhor’ é o título atribuído a Jesus a partir da experiência pascal, ratificando ser Ele Deus feito homem que se encarna, entrega sua vida pela morte de cruz para libertar a humanidade do poder do pecado e da morte, ressuscita, reabrindo as portas dos céus, concedendo ao homem a dignidade de filho adotivo de Deus, tirando-lhe a mancha do pecado original, tornando-o templo vivo do Espírito Santo e membro da família que tem Cristo como cabeça e guia, a Igreja, cuja missão primeira é anunciar, por palavra e obras Sua ação transformadora ao longo dos tempos.
 
Jesus se define ‘o Caminho, a Verdade e a Vida’ (João 14,6). O encontro com O ressuscitado insere-nos no Caminho que não se resume a uma rota, mas é o próprio Jesus. Percorremos o Caminho á medida em que nos permitimos ser alcançados pelo infinito amor de Deus, lançando-nos ao desconhecido-conhecido, os desígnios do Senhor, mais acertados que nossas próprias vontades. A palavra ‘cristão’ sugere: o que tem Cristo como caminho. Isso significa muito mais que, simplesmente, estar no caminho de Cristo.
 
A experiência pascal insere-nos na Verdade que não é simplesmente ausência de mentira. Cristo é verdade absoluta, na qual toda possível dúvida, medo e incerteza humana são dissipados. Cristo Verdade está para além da compreensão e olhares subjetivos, para além de consensos; realidade que subsiste independentemente de crermos. Verdade objetiva, não relativa, que se impõem por si só, buscando ser acolhida por cada coração e todos os corações, não por dependência, mas por livre vontade. Verdade que tudo esclarece, nada teme, reprime ou esconde.
 
Assumindo percorrer o Caminho, fundados na Verdade, abraçamos a Vida que, para além de elementos biológicos, consiste na realização plena do ser que só encontra sentido e significado em Deus, princípio, autor e Senhor da vida. Jesus Vida é resposta á qual anseia o coração humano que, conscientemente ou não, O busca continuamente. Vida além da vida, Vida além da morte!
 
Como o rio busca pelo mar, assim também o homem busca pela inigualável experiência de desaguar no grande mar do amor de Deus. Jesus Caminho, Verdade e Vida! Abençoada Páscoa todos os dias! 
 

Comentários



Sobre o Autor


Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça

Pe. Ivanaldo e pós-graduado em Psicologia, pároco da Paróquia São José de Olímpia e Coordenador Diocesano de Pastoral. E-mail: ivanpsicol@hotmail.com

Artigos do Autor