Artigos


Artigo do Pe. Ivanaldo: Seguir Jesus, nosso Salvador! - O Caminho Quaresmal


Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021


Imagem | Artigo do Pe. Ivanaldo: Seguir Jesus, nosso Salvador! - O Caminho Quaresmal

A cada ano litúrgico, que corresponde ao calendário das celebrações da Igreja, os cristãos católicos têm a oportunidade de viver e reviver a centralidade do mistério pascal, que consiste no coração da fé cristã. O mistério da paixão-morte-ressurreição de Jesus ilumina e conduz a caminhada celebrativa, inspirando a vivência de cada cristão e das comunidades cristãs de forma que, a partir de Cristo Ressuscitado, eles nasçam e renasçam constantemente, num processo permanente de crescimento, amadurecimento e fortalecimento.
 
Nesse contexto ocupa lugar especial o ciclo pascal, composto por três momentos: preparação, celebração e prolongamento. A preparação consiste no tempo da quaresma, a celebração consiste na comemoração pascal em si, o prolongamento consiste no tempo pascal, que se desdobra por 50 dias após a Páscoa. O tempo quaresmal memoriza para os crentes um momento especial através do qual o coração e vida têm a oportunidade de, através dos exercícios espirituais: oração – jejum – esmola, voltarem-se cada vez mais, ao Seu Senhor.
 
Estes quarenta dias marcados pela profunda revisão de vida focam três principais dimensões: a relação para com Deus, a relação consigo mesmo e a relação para com o próximo. Propomos refletir, rezar e partilhar ao longo desta caminhada acerca do seguimento fiel do Jesus. Inspirados pelo tema ‘Seguir Jesus, nosso Salvador’, pautaremos as reflexões, antes de tudo, nas demandas apresentadas a cada cristão e a toda a Igreja, e que exigem respostas que sejam atuais e rápidas, visto os impactos negativos decorrentes do descuido da formação dos discípulos de Jesus.   
 
Esta temática está alinhada ao encontro dos bispos da América Latina e Caribe, a Conferência de Aparecida (2007) que, em seu documento final, elenca cinco aspectos do processo de formação dos discípulos missionários de Jesus Cristo: 1) Encontro pessoal com Jesus Cristo; 2) Conversão; 3) Discipulado; 4) Comunhão; 5) Missão. Valendo-nos dos elementos próprios do tempo quaresmal aprofundaremos cada aspecto revisando-os à luz de elementos fundamentais da fé cristã. A caminhada quaresmal consiste, ante de tudo, na abertura do coração á ação do Espírito Santo.
 
Rezemos a bela oração composta por Francisco Palau: “Senhor, nesta Quaresma, tempo de mergulhar no meu interior, de revisão e de conversão, ensina-me a descer sempre mais até onde Tu te encontras: o meu coração. Como ‘descer’ até aí? Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar, pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer, pelos Sacramentos, especialmente a Confissão e a Santa Missa. Também pela aceitação das contrariedades, o peso das circunstâncias e da monotonia da vida… com os olhos postos em Ti. Senhor, Tu que estás no meu íntimo, ajuda-me nesta Quaresma, a fazer uma viagem ao meu interior, para aí me encontrar Contigo! Amém! Abençoada quaresma!
 

Comentários



Sobre o Autor


Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça

Pe. Ivanaldo e pós-graduado em Psicologia, pároco da Paróquia São José de Olímpia e Coordenador Diocesano de Pastoral. E-mail: ivanpsicol@hotmail.com

Artigos do Autor