Multimídia - Artigos

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Circular de Fevereiro de 2021 de Dom Milton

Foto | Circular de Fevereiro de 2021 de Dom Milton
Barretos, 12 de fevereiro de 2021.

CIRCULAR 02/2021

Queridos(as) diocesanos(as),

Na próxima quarta-feira (17), ao celebrar o rito da benção e imposição das cinzas, nós iniciaremos o tempo da Quaresma que nos conduzirá à celebração do Mistério Pascal, ou seja, à celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O tempo da Quaresma é, para nós cristãos católicos, um tempo de graça, pois nos permite à luz da Palavra de Deus, durante 40 dias, dispor nossos corações à conversão.

Os exercícios quaresmais se resumem a três; e eles são propostos para nós, na liturgia da Quarta-feira de Cinzas: a oração, o jejum e a esmola (cf. Mt 6,1-6.16-18). Por meio da oração, abrimo-nos a Deus, não só para pedir, mas para ouvi-Lo; pelo jejum ou outras formas de mortificação, aprendemos a vencer a soberba e o egoísmo, e abrirmo-nos ao amor sincero e verdadeiro; e através da esmola, reconhecendo Cristo nos irmãos, abrimos-lhes as mãos e os corações.

Neste período quaresmal, a Igreja do Brasil realiza a Campanha da Fraternidade (CF), cujo objetivo é ampliar o horizonte do esforço de nossa conversão quaresmal (o que chamamos de penitência), para superar a indiferença e a cultura do descarte, tão frequentemente lembradas pelo Papa Francisco.

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a). Além da novidade do tema e do lema, neste ano, como acontece desde o ano 2000, a cada cinco anos a Campanha da Fraternidade tem um caráter ecumênico, possibilitando que as Igrejas que pertencem ao CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) possam participar.

Apesar das muitas reações contrárias ao texto-base, ao fato de a CF ser ecumênica, ela neste ano chama a nossa atenção a uma realidade que tem crescido enormemente nestes últimos anos, que é a violência que gera hostilidade, desavenças, agressões, manipulação da mídia, e o crescimento exacerbado de homicídios sobretudo nas populações mais pobres de nossa nação.

Como o próprio tema da CF indica, a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor. Num mundo dividido, polarizado e desigual, a CF torna-se eco das palavras de Jesus: “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8). Assim afirma o Papa Francisco: “Numa sociedade pluralista, o diálogo é o caminho mais adequado para se chegar a reconhecer aquilo que sempre deve ser afirmado e respeitado e que ultrapassa o consenso ocasional” (n. 211).

É desejo dos Bispos do Brasil que a CF-2021 possa ajudar as comunidades cristãs a amadurecerem ainda mais a importância do acolhimento, do respeito mútuo, do serviço desinteressado, do resgate da dignidade de cada pessoa humana, da fraternidade e do diálogo da cultura de paz. Afinal, como Jesus proclamou: “Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL - FEVEREIRO 2021

07 – Santa Missa na Matriz de S. João Batista em Barretos, para despedida do Padre Antônio Kopitski, às 9h
09 – Reunião do Conselho de Presbíteros, na Cúria Diocesana, às 9h
10 – Reunião com Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, na Cúria Diocesana, às 14h30
11 – Reunião virtual do Conselho Episcopal do Regional Sul 1, às 9h
12 – Reunião virtual da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, às 9h
- Santa Missa com Crismas na Matriz da Quase-Paróquia S. Judas Tadeu e Sto. Expedito, em Olimpia, às 19h30
17 -  Santa Missa (Quarta-feira de Cinzas) na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 19h30
18 – Reunião do Secretariado Diocesano de Pastoral, na Cúria Diocesana, às 9h
      - 21º aniversário da Dedicação da Catedral – Missa na Catedral ao meio-dia
20 - Santa Missa com Crismas no Santuário Diocesano N. Sra. Do Rosário, em Barretos, as 16h
25 – REUNIÃO GERAL DO CLERO, na Casa de Encontros Dom Antônio M. Mucciolo, na Cidade de Maria, às 9h.

Por: Dom Milton Kenan Junior
Dom Milton Kenan Junior

Sobre o autor:

Dom Milton é o 6º bispo da Diocese de Barretos. E-mail: dommilton@diocesedebarretos.com.br
Veja mais artigos do autor >>>