Circular de março de 2018

Barretos, 05 de março de 2018
Circular 02/2018

Prezados irmãos e irmãs,

Ao mesmo tempo em que nos damos conta da violência que não poupa a ninguém, embora as vítimas mais numerosas estejam entre os mais pobres e jovens do nosso país, convivemos também com a realidade da corrupção que invade governos, instituições, grupos financeiros, empresas, igrejas, famílias e indivíduos.

Essas duas realidades, aparentemente tão alheias, sabemos, na verdade, que estão intimamente ligadas entre si, pertencem ao mundo que idolatra o dinheiro tornando-o o absoluto capaz de submeter a si o interesse das nações, a convivência dos povos e as relações entre as pessoas.

Não será demais dizer que a corrupção gera a violência, pois como afirma o Papa Francisco, ela mina as bases da vida pessoal e social, com a sua prepotência e avidez, destrói os projetos dos fracos e esmaga os mais pobres, é uma obra das trevas, alimentada pela suspeita e a intriga” (Misericordia Vultus, n.19).

O Texto-base da Campanha da Fraternidade 2018 diz que “a corrupção é a expressão de que o dinheiro está em primeiro lugar e a dignidade das pessoas e o bem público em segundo. A corrupção trai a justiça e a ética social, compromete o funcionamento do Estado, confunde o público e o privado. Ela leva ao descrédito das instituições públicas, a não participação do povo na política. A corrupção, o desvio dos recursos públicos, enfraquece as políticas sociais, marginaliza os pobres” (n.62).

Não é difícil perceber que a corrupção, hoje, tornou-se um “poder silencioso” que avança às escuras, decide as políticas, sempre distante das vistas das pessoas, favorece os interesses de alguns às custas de serviços públicos de qualidade para a população, vive do poder da barganha e a partir da lógica da vantagem.

Quando São Tiago na sua carta escreve: “O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18) compreendemos que a falta da paz corresponde à falta da justiça. Onde a lógica do lucro predomina, a paz é sacrificada e a violência prolifera.

Ainda, na Bula Misericordia Vultus, o Papa Francisco nos exorta dizendo: “Não caiais na terrível cilada de pensar que a vida depende do dinheiro e que, à vista dele, tudo o mais se torna desprovido de valor e dignidade. Não passa de uma ilusão. Não levamos o dinheiro conosco para o além. O dinheiro não nos dá a verdadeira felicidade. A violência usada para acumular dinheiro que transuda sangue não nos torna poderosos nem imortais. Para todos, mais cedo ou mais tarde, vem o juízo de Deus, do qual ninguém pode escapar” (ibid.)

A Mensagem do papa para a Celebração do 50º Dia Mundial da Paz, ocorrido no dia 1º de janeiro de 2017, teve como tema: “A não-violência: estilo de uma política para a paz”. Eis algumas palavras do Santo Padre: «Quando a Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979, declarou claramente qual era a sua ideia de não-violência ativa: «Na nossa família, não temos necessidade de bombas e de armas, não precisamos de destruir para edificar a paz, mas apenas de estar juntos, de nos amarmos uns aos outros (...). E poderemos superar todo o mal que há no mundo».

“Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) é o lema da Campanha da Fraternidade 2018. Ele nos lembra que a paz será duradoura entre nós quando compreendemos que somos membros de uma mesma família, onde a felicidade de todos depende de cada um. Por que somos irmãos não há razão para roubar. Qual é a felicidade daqueles que se enriquecem às custas dos mais fracos e necessitados? Que vantagem há em precisar mentir e enganar para poder sobreviver?

“A paz que anunciais com os lábios, conservai-a ainda mais abundante nos vossos corações” (São Francisco). Comprometidos com a paz, trabalhemos para erradicar a corrupção das nossas atitudes, pois somente na justiça e na concórdia conseguimos construir um mundo de paz para todos.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Diocesano de Barretos

AGENDA EPISCOPAL - MARÇO 2018

06 – Atendimento na Cúria às 9h
08 – Reunião dos Bispos da Sub-região RP II, em São José do Rio Preto, às 9h
09 – Atendimento na Cúria às 9h
13 – Reunião Secretariado de Pastoral, na Cúria, às 9h
16 – Atendimento na Cúria às 9h
18 – Missa e lançamento da “pedra fundamental” da Igreja São José, no Bairro Vida Nova, em Barretos, às 8h
Missa e Procissão na Matriz São José, em Olímpia, às 19h
19 – Missa na Comunidade São José, em Barretos, às 19h30
24 – Vigília da Juventude (Jornada Diocesana da Juventude) em Barretos
25 – RAMOS – Catedral Diocesana em Barretos
27 – Atendimento na Cúria
28 – Tarde de Espiritualidade com o Clero no Salão Paroquial da Catedral, em Barretos, às 16h
Missa do Crisma, na Catedral Diocesana em Barretos
29 – TRÍDUO PASCAL: Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, na Catedral
30 – TRÍDUO PASCAL: Celebração da Paixão e Morte do Senhor, na Catedral, às 15h
31 – TRÍDUO PASCAL: Solene Vigília Pascal, na Catedral.