Circular de novembro de 2018 de Dom Milton Kenan Júnior

Terça-feira, 06 de novembro de 2018

Imagem | Circular de novembro de 2018 de Dom Milton Kenan Júnior

Barretos, 06 de novembro de 2018.

Circular 10/2018

Prezados irmãos e irmãs,

Na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, que ocorre no último domingo do Tempo Comum (25/11/2018), ocorrerá o encerramento do Ano Nacional do Laicato. Toda a Igreja do Brasil durante este ano foi levada a redescobrir a vocação e a missão dos cristãos leigos e leigas, “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16).

Pelo Batismo e depois pela Crisma, os leigos e leigas são chamados a assumir seu lugar no seio da Igreja, mas também levedar com o fermento do testemunho evangélico as realidades humanas onde vivem e trabalham.

Quando consideramos a realidade da família, das escolas, dos diversos ambientes onde trabalham e da política nos damos conta de quão grande é o campo de ação dos cristãos leigos e leigas. Pelo seu testemunho e pela sua organização eles podem contribuir para que os valores do Evangelho permeiem a realidade e a transformem a partir de dentro.

Desde o início do século passado, e com grande insistência a partir do Concílio Vaticano II, a Igreja tem animado os leigos a assumirem a sua missão transformadora. E não tem sido poucos os testemunhos daqueles e daquelas que vivendo o seu Batismo e a sua Crisma elevam os ambientes onde estão, fazendo reluzir neles a chama da fé e o testemunho de Cristo.

No Documento “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e Luz do mundo (Mt 5,13-14)” os bispos dizem da importância de que os leigos tornem-se sujeitos eclesiais o que corresponde “ser maduro na fé, testemunhar amor à Igreja, servir os irmãos e irmãs, permanecer no seguimento de Jesus, na obediente à inspiração do Espírito Santo e ter coragem, criatividade e ousadia para dar testemunho de Cristo” (n. 119).

No seio da Igreja, os cristãos leigos e leigas tornam-se corresponsáveis na missão de evangelizar. Longe de serem tratados como destinatários da evangelização, leigos e leigas são chamados a colaborar, a participar, a assumir junto com os ministros ordenados a missão de anunciar e testemunhar o Evangelho. Por isso, é necessário investimento na formação deles e garantir os espaços para que eles, como “sujeitos eclesiais”, possam viver sua vocação como membros vivos da Igreja.

Mas será importante frisar que os cristãos leigos e leigas têm como vocação própria agir de tal forma nas realidades do mundo que possam, como “fermento de santificação”, manifestar Cristo a todas as pessoas, e permitir que todos possam experimentar a força e a alegria do Evangelho.

Ao concluir o Ano Nacional do Laicato, quero manifestar meu apreço e minha gratidão a todos os cristãos leigos e leigas da nossa diocese que atuam nas diversas pastorais, movimentos, associações, conselhos paroquiais e diocesanos, novas comunidades, grupos de reflexão e pequenas comunidades. O entusiasmo de vocês e a alegria em caminhar como Igreja é para todos um incentivo a caminhar neste mundo entre as consolações de Deus e as tribulações do nosso tempo, testemunhando com coragem e confiança a alegria do Evangelho.

Que o exemplo de santidade dado por inúmeros leigos e leigas os animem a permanecerem fiéis e perseverantes na fé, certos de que o Senhor Jesus os acompanha e lhes prepara aquela coroa de glória destinada aos que o amam.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

Agenda Diocesana - Novembro 2018

01 – Reunião Equipe Diocesana de Formação, na Residência Episcopal, às 10h