Contemplar a luz que a fé transmite

Quarta-feira, 19 de junho de 2019

Imagem | Contemplar a luz que a fé transmite

Ao refletirmos sobre os valores que a fé nos transmite, perceberemos que ela nos conduz a uma realidade contemplativa. De fato, o ato de contemplar significa olhar para a nossa realidade com os olhos de Deus, se esforçar para que a crença que nós testemunhamos nos envolva e se torne a nossa realidade.

Em outra palavras, isso quer dizer trazer presente para o momento atual os valores que professamos mesmo em meio as dificuldades, perseguições, críticas, incompreensões e tantas outras realidades que nos colocam em dúvidas sobre à nossa própria fé.

Olhando para esta realidade, a atitude de ser contemplativo nos possibilitará respostas em meio às nossas próprias incertezas. Porém, é necessário ler, ouvir, refletir e contemplar aquilo que a palavra de Deus nos diz e não aquilo que queremos, ou achamos que devemos ler ou refletir. Em primeiro lugar é necessário a atitude de acolher a palavra e assim, a partir da realidade, colocá-la em prática.

Um bom exemplo que ilustra esta realidade encontramos na Palavra de Deus quando Jesus diz: “Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado... (Cf. Mt. 5,39)”. De fato, este texto nos permite pensar quanta gente malvada existe no mundo, gente que se especializa em fazer o mal. Porém, como Ele nos deixa claro, não vale a pena enfrentar quem se dedica a fazer o mal, a solução necessária é fugir e não enfrentar, o caminho melhor a ser percorrido é se recolher em silêncio e oração mesmo em meio às humilhações.

Deste modo, é possível perceber que a fé é exercida pela atitude de contemplação que nos permite envolver e enxergar o outro com os olhos de Deus e, sobretudo, colocar em prática os ensinamentos de Jesus que estão prescritos nos evangelhos.

O caminho para paz está em cuidarmos de nosso interior e não nos preocuparmos demais com as ações dos outros. É preciso contemplar e colocar em prática as obras de misericórdia sendo testemunhas do amor de Deus.