Multimídia - Artigos

Foto | Mensagem de Dom Milton pelo Dia Mundial da Vida Consagrada 2021
Barretos, 02 de fevereiro de 2021

DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA

Ao celebrar a festa da Apresentação do Senhor, a Igreja comemora o Dia da Vida Consagrada que, neste ano, chega a sua 25ª edição.

No gesto de Maria que, na companhia de José, vai a Jerusalém para apresentar o seu Filho e submeter-se aos ritos de purificação, a Igreja vê uma relação profunda com aqueles e aquelas que, pelos conselhos evangélicos, consagram-se a Deus para tornarem-se imagens vivas de Cristo na Igreja e no mundo.

Em nossa Diocese são várias as Congregações e Institutos Religiosos que atuam nas mais diversas áreas da ação pastoral e da promoção social. Temos aqui padres, religiosos, religiosas, e formandos que se preparam para um dia consagrarem-se a Deus.

No anonimato realizam a sua missão no atendimento paroquial, na assistência às famílias, na educação de crianças e adolescentes, no apoio às famílias que vêm para o tratamento do câncer, no amparo aos idosos, na orientação espiritual e pastoral de jovens, na organização da casa de encontros na Cidade de Maria.

Por isso, nesta data, não poderíamos deixar de demonstrar-lhes a nossa gratidão e o reconhecimento pelo testemunho que nos dão do Evangelho e pela dedicação ininterrupta aos mais vulneráveis que encontram na companhia e no serviço deles a sombra da acolhida e a atenção cheia de cuidado.

No ano passado, celebrando esta data, o Papa Francisco aludindo às palavras de Simeão que, movido pelo Espírito Santo, exultou no Senhor dizendo: “Meus olhos viram a Salvação” (Lc 2,30), dirigindo-se aos consagrados assim se expressava:

A vida consagrada é esta visão. É ver aquilo que conta na vida. É acolher de braços abertos o dom do Senhor, como fez Simeão. Isto é o que veem os olhos dos consagrados: a graça de Deus derramada nas suas mãos. A pessoa consagrada é alguém que, ao olhar-se cada dia, diz; “Tudo é dom, tudo é graça”. Queridos irmãos e irmãs, não é mérito nosso a vida religiosa, é um dom de amor que recebemos”.

Com estas palavras quero fazer chegar a todos os membros das Congregações Religiosas e Institutos Seculares presentes em nossa Diocese a minha saudação neste dia; e em nome da Igreja Particular de Barretos, os nossos agradecimentos pelo bem enorme que cada um e cada uma realizam entregando-se dia a dia no serviço do Senhor.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

Por: Dom Milton Kenan Junior
Dom Milton Kenan Junior