O encontro com Deus nos desencontros da vida

Quarta-feira, 11 de abril de 2018

Imagem | O encontro com Deus nos desencontros da vida

Existe um pensamento atribuído a Santo Inácio de Loyola que diz: “Aja como se tudo dependesse de você, sabendo bem que, na realidade, tudo depende de Deus”. Em nossa vida é inevitável o sofrimento, as frustrações, as decepções e desilusões, pois, como seres humanos que somos, não estamos imunes a estes infortúnios. No entanto, para nós que temos fé, há uma maneira diferente de encarar tudo isso, orientando nossa vida a partir da Palavra que diz: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8, 28).

De fato, quando nos propomos a caminhar com Deus, mesmo nas adversidades do mundo, encontramos forças para seguir em frente, pois não nos julgamos senhores de nós mesmos, nem colocamos nossos projetos e sonhos como meta última da vida, mas caminhamos na certeza de que a felicidade consiste em cumprir com a vontade de Deus para nós. Não há sofrimento estéreo; todo sofrimento é fecundo, pois gera em nós um aprendizado, uma lição, uma maneira diferente de encarar as coisas; basta que sejamos sensíveis aos apelos do Bom Deus.

Toda noite, por mais escura que seja, será sempre dissipada pela luz do sol que não tarda; também as noites escuras da vida são ocasiões para sentirmos saudades da verdadeira luz que é Cristo e irmos ao seu encontro. Por mais que pensemos e agimos como se nossa vida estivesse toda sob nosso controle, jamais nos esqueçamos de que temos um Pai e Criador que tem um sonho para cada um de nós, um sonho de felicidade e realização, que passa muitas vezes pelo vale de lágrimas para nos purificar das ilusões do mundo e nos colocar diante do que é verdadeiramente essencial.

Com essa liberdade interior e sensibilidade de espírito, seremos capazes de perceber Deus nas inconstâncias da vida e nunca nos desesperarmos frentes aos insucessos, pois caminharemos como quem confia que dá os passos, mas os caminhos quem conduz é Deus.