Artigos


Ser ou ter? A escolha é sua!


Terça-feira, 07 de janeiro de 2020


Imagem | Ser ou ter? A escolha é sua!

Vivenciando o primeiro mês do ano somos capazes de perceber e acompanhar que de um modo geral as pessoas neste período do começo de um novo ano civil, propõem para suas vidas alcançar metas, objetivos, mudanças de comportamento etc. Porém, ao analisar a longo prazo estas atitudes será possível perceber que essas intenções vão ficando na beira da estrada e, logo ao final do ano, dificilmente haverá uma avaliação de como realmente foram os passos dados em busca da realização de nossas próprias propostas.
 
Essas atitudes podem ser compreendidas quando obtermos a consciência de que a sociedade, na maioria das vezes, tem a tentação e é também impulsionada a buscar o “Ter”, e não o “Ser”. De fato, trabalharmos pela construção de Ser, e ela exige de nós mudanças de comportamento contínuas que muitas vezes se traduzem em renúncias, determinação, comprometimento e autoconhecimento. O autoconhecimento permitirá regular as nossas emoções para não apavorarmos ou até mesmo desistir no caminho por não sabermos esperar o momento certo.
 
Exemplo desta realidade encontramos em Jesus Cristo que, por diversas vezes, repetiu que sua missão era fazer a vontade do Pai colocando-se como servidor. Deste modo, aprendemos que além de possuir por escrito ou em pensamento um objetivo, é necessário reafirmá-lo, avaliá-lo, cuidar dele, pois além de ter é necessário ser.
 
A partir desta realidade podemos ser despertos parar ir mais longe. O ter se acaba rapidamente, o ser perdura pela sabedoria através das marcas de aprendizado que ele vai despertando.
 
E aí? Quais são seus objetivos? Como você quer conquistá-los? A partir de metas que se concretizam pelo sentido e por quê? Ou somente pela aparência que não cessa em se atualizar e se modernizar a todo instante? A escolha é sua!
 

Comentários



Sobre o Autor


Seminarista Daniel Canevarollo

Daniel cursa o 1º ano de Teologia em São José do Rio Preto. E-mail: danielcanevarollo@gmail.com

Artigos do Autor