Um pouco de ciúmes faz bem!

Quarta-feira, 09 de outubro de 2019

Imagem | Um pouco de ciúmes faz bem!

Gostaria hoje de escrever sobre um sentimento pra lá de complicado, o tal do ciúmes! Vai entender! Se tem muito, se torna possessivo, se tem pouco, dá a impressão de desinteresse. Mas uma coisa é certa, o ciúmes, bem dosado, é bom, afinal, o ditado é verdadeiro, “quem ama, cuida”.

É claro que em nome do ciúmes nem tudo vale. Há muitos relacionamentos abusivos e que se chegam sim a serem possessivos usando a desculpa do ciúmes. Um relacionamento maduro não comporta o sentimento de posse, mas sim, de pertença. E esta pertença é fruto de uma gratuidade da outra pessoa que escolheu livremente ficar comigo. Sem a liberdade, ninguém fica ao lado de ninguém. Se alguém está num relacionamento sem a plena liberdade de vontade, é preciso refletir, principalmente se já são casados. Neste caso, aconselho a “consertar a vida” e não jogar fora. É triste quando um casamento se acaba porque ninguém teve a força de se refazer e lutar por aquilo que um dia acreditou tanto. Volto a lembrar, o casamento vale a pena!

Já o outro lado da moeda, de fato, é triste quando no relacionamento não há sinais externos de saudade da outra pessoa. Este é outro erro, achar que só porque estão num relacionamento sério, já está “ganho” para o resto da vida. Não! O amor precisa ser demonstrado todos os dias, em pequenos gestos. De nada adianta, por exemplo, no dia dos namorados ganharem um caminhão de flores, mas ao longo do ano um caminhão de patadas e reclamações. O amor não é cultivado em ocasiões pontuais, mais sim, em todo o caminho.

A lição para a semana é aprendermos a demonstrar para as pessoas que amamos o quanto elas são importantes para nós e nos policiarmos, para não sufocarmos ninguém com nosso ciúmes. Lembre-se, aquilo que você planta no jardim do outro, ninguém colhe, só você. Deus te abençoe!

Imagem: O Segredo