Terça-feira, 24 de abril de 2018

120 pessoas participam de formação para agentes de pastoral em Ipuã

Foto | 120 pessoas participam de formação para agentes de pastoral em Ipuã
Com tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”, e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), foi promovido na Paróquia Sant’Ana em Ipuã, um encontro de formação permanente para agentes de pastoral.

O evento contou com a participação de 120 leigos. Além de paroquianos de Ipuã, participaram leigos e leigas da Paróquia São Sebastião de Guaíra, Santuário Nossa Senhora do Rosário de Barretos, e Paróquia São Miguel Arcanjo de Miguelópolis.

O assessor do encontro, Bruno Tamancoldi

O professor e mestre Bruno Tamancoldi assessorou a formação e citou o bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, que disse que já era um desejo da comissão dar novo impulso, incentivo e estímulo à temática que foi trabalhada no encontro.

Segundo o pároco de Ipuã, padre André Corrêa, o assessor traçou um cronograma das intervenções do Magistério da Igreja em relação ao laicato no século XX. Bruno dissera que “devemos ir um pouco mais para trás e retomarmos o profícuo pontificado de 25 anos do saudoso Leão XIII (1878-1903) que na Rerum Novarum (1891), expressa que a Igreja necessita ser protagonista das relações sociais e sendo assim no campo político e social”.

Pe. André, pároco de Ipuã

Bruno disse ainda que “o Leigo (grego laus – povo) tem o papel de levar a riqueza viva e inesgotável no Santo Evangelho aos meandres da vida social, transformando-a através do testemunho e da ação caritativa inerentes a mensagem de Jesus Cristo e da Igreja que Ele fundou”.

O padre André ainda relatou que o assessor disse que o saudoso São João Paulo II não negligenciou seus predecessores e os ensinamentos do Concílio, muito ao contrário, avançou e lançou luzes sobre o ministério comum dos leigos tanto em suas encíclicas sociais, além da organização do Direito Canônico em 1983 e da Promulgação do Catecismo da Igreja Católica em 1992, que tem sido subsídio fundamental para a formação de um laicato cônscio de sua missão Igreja.  “Em 1988 em uma Exortação Apostólica pós Sinodal o papa dá um novo impulso ao apostolado leigo a exortação Christifideles Laici. Uma Igreja em saída é a Igreja também de Santa Teresinha do Menino Jesus, que nunca deixou o seu claustro em Lisieux, e foi proclamada, padroeira das missões. O processo formativo também vem nesse mesmo âmbito. A formação de discípulos e missionários cônscios de seu papel na Igreja e fundamental para que a mensagem do Evangelho tenha um solo fértil para frutificar e irradiar”.

O evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, que celebrou a Eucaristia e participou do almoço.