Notícias

Segunda-feira, 01 de outubro de 2018

Foto | 2º Congresso Internacional de Catequese no Vaticano conta com representantes da Diocese de Barretos

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli, DC, Sueli Pierami, Maria de Lourdes Borges e Gustavo Figueiredo

A Coordenação Diocesana de Catequese de Barretos participou do 2º Congresso Internacional de Catequese entre os dias 20 a 23 de setembro, no Vaticano, que teve como tema: “O Catequista, Testemunha do Mistério”.

O evento contou com 2 mil participantes de 47 países. Cento e cinquenta deles eram brasileiros entre leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas.  Da Diocese de Barretos participaram o padre Luís Gonzaga Bolinelli, DC – pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guaíra, Gustavo Figueiredo, Sueli Pierami, e Maria de Lourdes Borges.

O objetivo do Congresso foi o de refletir sobre alguns temas com atualidade para a catequese que derivam da Segunda Parte do Catecismo: “A Celebração do Mistério Cristão”. Entre eles: a iniciação cristã e a catequese kerigmática, o catecumenado e a mistagogia, isto para mencionar apenas alguns, a fim de perceber cada vez mais a profunda relação entre a catequese e a liturgia.

Além das conferências, houve diálogo com os participantes em grupos de 30 a 50 pessoas para tratar dos temas: “A Mistagogia”, “Introdução experiencial e sapiencial ao mistério de Cristo”, “Linguagem narrativa e simbólica”, “Reviver a história da salvação: ano litúrgico e catequese”, “O Domingo, fundamento e núcleo de todo o ano litúrgico”, e “Anúncio da vida eterna: viver a esperança”.

O Congresso foi realizado na Sala Paulo VI onde está a obra de arte “Ressurreição” do artista italiano Pericle Fazzni (1913-1987).