Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Foto | Anunciados os nomes dos Presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral do Regional Sul 1 da CNBB

A Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu ontem (22), na sede da entidade, na capital paulista, e anunciou, para o próximo quadriênio (2019-2023), os nomes dos Presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral do Regional Sul 1 da CNBB, que são os presidentes das Províncias Eclesiásticas do Estado.

Eis os nomes, como segue:

1. Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer (Província de São Paulo: SP I);

2. Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: Dom Moacir Silva (Província de Ribeirão Preto: RP I);

3. Laicato, Vida e Família: Dom João Bosco Barbosa de Souza (Província de São Paulo: SP II);

4. Ação Missionária e Cooperação intereclesial: Dom José Carlos Chacorowski (Província de Aparecida);

5. Animação Bíblico-catequética: Dom Milton Kenan Júnior (Província de Ribeirão Preto: RP II);

6. Liturgia: Dom Eduardo Malaspina (Província de Campinas);

7. Ação Sócio-transformadora: Dom Júlio Endi Akamine (Província de Sorocaba);

8. Cultura, Educação, Comunicação Social: Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Província de Botucatu);

Todos os citados estiveram presentes na reunião. Estiveram também o presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, o vice-presidente, Dom Edmilson Amador Caetano, o secretário regional, Dom Luiz Carlos Dias e o secretário executivo, padre João Carlos Deschamps.

No início da reunião, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, fez um interessante relato apresentando aspectos diversos da sua visita pastoral missionária, na diocese de Pemba (Moçambique), pelo Projeto do Regional Sul 1 da CNBB.

Segundo o bispo-auxiliar de São Paulo e secretário do Regional Sul 1, Dom Luiz Carlos Dias, na reunião os bispos fizeram um balanço da última Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, em junho passado. Também sugeriram o tema da próxima Assembleia das Igrejas que será realizada em outubro próximo, na cidade de Aparecida. O tema se desenvolverá a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, enfocando a ideia central do objetivo geral, na expressão Comunidades eclesiais missionárias, e o relacionamento entre cultura urbana e evangelização.

Ficou acertado que a presidência da entidade realizará uma reunião nos próximos dias para detalhar a programação da Assembleia das Igrejas.

Fonte: CNBB Sul 1