Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019

Foto | Assembleia Diocesana avalia neste sábado a caminhada pastoral da Diocese de Barretos
Lideranças durante processo de avaliação por grupos e paróquias

Com o objetivo de avaliar a caminhada pastoral da Diocese de Barretos, a partir do 3º Plano Diocesano de Pastoral, acontece hoje, a Assembleia Diocesana de Pastoral no auditório da Cúria Diocesana de Barretos, das 7h30 às 11h30.

Participam do evento o bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, padres, seminaristas, representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Núcleo Barretos e membros do Conselho Diocesano de Pastoral.

Dom Milton abrirá a Assembleia apresentando dados da realidade do bispado no momento chamado “Quem somos e de onde viemos?”. Em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, padre Thiago Reis, apresentará o resultado de todo o processo avaliativo que aconteceu em 2018 na diocese. Após isso, haverá uma partilha em plenário, e a seguir, apresentação de propostas de caminhada com a colaboração do padre Éder Soares, da Diocese de Jaboticabal.

O 3º Plano de Pastoral foi lançado no dia 12 de abril de 2017 e está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, (DGAE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e tem seu período de aplicação de abril/2017 até dezembro/2019. De acordo com estas DGAE, o plano contempla as cinco urgências na evangelização: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.

O primeiro plano de pastoral foi desenvolvido entre os anos de 1997 a 1999, no governo episcopal de Dom Pedro Fré (3º bispo diocesano). No governo de Dom Antonio Gaspar (4º bispo diocesano e atualmente bispo emérito da diocese), o segundo plano aconteceu entre os anos de 2001 a 2003.
No governo de Dom Edmilson Caetano (5º bispo diocesano) não foi realizado nenhum plano diocesano, mas durante duas assembleias diocesanas foram eleitas prioridades pastorais: Setor Juventude, PRODE (Projeto Diocesano de Evangelização), Pastoral Social, Formação Integral de Lideranças e Pastoral Familiar.

Foto: Milton Figueiredo