Terça-feira, 05 de setembro de 2017

Foto | Congregação Religiosa deixa a diocese depois de quase 90 anos de serviços prestados na Santa Casa de Barretos

Neste domingo (10), as irmãs da Congregação das Franciscanas da Imaculada Conceição se despedem de Barretos durante missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, às 19h30 na Catedral Divino Espírito Santo. Foram quase 90 anos de trabalhos realizados em Barretos, em especial na Santa Casa de Misericórdia.

As primeiras religiosas chegaram à cidade para trabalharem no hospital, na década de 1930, foram as irmãs Edmunda, Suitberta Gruber, Renata e a juvenista Maria Sampaio.

Em 1980, a Santa Casa contava com 14 religiosas, sendo a madre Superiora a irmã Hermínia, responsável pelos serviços da administração interna, como cozinha, lavanderia, limpeza e chefe de enfermagem. As demais eram encarregadas de um setor.

Outra madre que se destacou foi irmã Isabel, na década de 1960, que além dos serviços internos prestados dirigia a velha ambulância Ford 1938 pelas fazendas angariando alimentos na companhia da irmã Renata.

Muitas religiosas da congregação trabalharam no hospital, e vale a pena destacar as irmãs Benedita, Angélica, Hilda, Brígida, Cândida, Cecília Moser, Jamile, Lúcia Gerardi e Ulda.

As três religiosas que amanhã se despedem são as irmãs Lúcia Girardi (95 anos), Cândida Ferreira (87 anos) e Jamile Haddad (87 anos) que passarão a residir em Araraquara, na Casa Provincial da congregação.

Assista abaixo a reportagem especial que a ValeTV fez sobre a despedida das religiosas: