Sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016

Foto | Congregações Religiosas presentes na diocese celebram o encerramento do Ano da Vida Consagrada
O Conselho de Religiosos do Brasil – Núcleo Barretos celebrou o encerramento do Ano da Vida Consagrada na última terça-feira (02), com missa presidida pelo bispo diocesano Dom Milton Kenan Júnior, na igreja matriz da paróquia Santo Antônio de Pádua, em Barretos. A celebração contou com a presença de consagrados que atuam na diocese e que, na procissão de entrada, apresentaram símbolos referentes às suas congregações religiosas.

Como intenção especial, rezou-se pelos 50 anos de consagração à vida religiosa do padre José Francisco Schmitt que é mestre adjunto dos noviços dehonianos na Cidade de Maria e demais religiosos e religiosas que também celebraram aniversários de suas consagrações. “É com o coração cheio de gratidão e alegria que nós queremos hoje agradecer a Deus pelo seu sim e sua missão”, disse o prelado no início da celebração ao sacerdote religioso.

Dom Milton e Pe. Schmitt

A presidente da CRB – Núcleo Barretos, irmã Maria Bernadete Meneghello, fez uma breve recordação das ações que foram realizadas na diocese durante o Ano da Vida Consagrada, e enfatizou a realização dos quatro encontros das congregações que foram celebrativos, em que eram compartilhados os carismas, os trabalhos desenvolvidos na diocese, a história dos fundadores e da própria congregação. “Outro momento marcante foi a nossa carreata que corajosamente nós fizemos (...), saindo pelas ruas da cidade, da Catedral, até a igreja São Benedito (...), mostrando um pouco dessa presença profética da vida religiosa aqui em Barretos”, destacou.

Irmã Bernadete, presidente da CRB - Núclero Barretos

“Estamos aqui hoje, depois de um ano, encerrando este ano celebrativo que o nosso papa Francisco nos presenteou. Foi um ano de revigoramento, de revisão da nossa caminhada de consagrados e com certeza foi um ano muito fecundo. Então a gente agradece a Deus por esse grande dom na Igreja!”, exclamou a irmã Bernadete que comemorou seus 30 anos de vida consagrada.

Lembrou-se que, durante o Ano da Vida Consagrada, foi pedido ao Vaticano a abertura do processo de canonização do Pe. André Bortolameotti, que foi um padre religioso da Congregação de Jesus Sacerdote e atuou por muitos ano na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Três bispos religiosos governaram a Igreja Particular de Barretos: Dom José de Mato Pereira, que era Claretiano; Dom Pedro Fré, que pertencia à Congregação dos Redentoristas; e Dom Edmilson Amador Caetano, que é monge cisterciense e é o atual bispo da Diocese de Guarulhos.

Já passaram pelo bispado de Barretos 422 religiosas e 102 já são falecidas. Dos 103 religiosos que estiveram por aqui, 35 já morreram. Atualmente, a diocese conta com 17 religiosos e 58 religiosas, um total de 75 pessoas que consagraram sua vida de modo especial à serviço do Reino de Deus. São 17 congregações presentes da diocese, sendo 11 femininas (Missionárias de Ação Paroquial, Irmãs Franciscanas da Penitência, irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, Irmãs Servas de Santa Teresa do Menino Jesus, Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote, Irmãs Dominicanas de São José de Lhans – que deixarão a diocese provavelmente no mês de março; irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas, Instituto Secular Missionárias Diocesanas de Jesus Sacerdote, Irmãs de Santa Ana, Pequenas Missionárias de Maria Imaculada e Irmãs Filhas do Coração de Jesus) e seis masculinas (Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos, Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Estigmatinos, Congregação de Jesus Sacerdote, Ordem dos Frades Menores Franciscanos e Congregação dos padres da Doutrina Cristã de São Paulo – Doutrinários).

O Ano da Vida Consagrada foi uma iniciativa do Papa Francisco, primeiro pontífice jesuíta da história da Igreja, e teve início em novembro de 2014 com o tema “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”.

Fotos: Milton Figueiredo