Multimídia - Notícias

Segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Diocese de Barretos dá início ao processo de revisão de sua caminhada pastoral

Foto | Diocese de Barretos dá início ao processo de revisão de sua caminhada pastoral
A Diocese de Barretos realizou uma Assembleia Diocesana no último sábado (22), para dar início à revisão de sua caminhada pastoral que é norteada pelo 3º Plano Diocesano de Pastoral.
 
Participaram, além do bispo diocesano e padres, religiosos e religiosos, seminaristas, diáconos, coordenadores e assessores diocesanos de pastorais e movimentos, representantes das paróquias e membros das cinco comissões diocesanas que desenvolvem ações a partir do 3º Plano de Pastoral.
 
 
Pe. Ronaldo Miguel
 
O processo de planejamento pastoral participativo teve início em 2015 e é formado em quatro etapas: sensibilização, implantação, desenvolvimento e monitoramento (do qual faz parte a avaliação e revisão).
 
“A revisão não é só do 3º Plano de Pastoral. É mais amplo. (...) O objetivo do processo que nós iniciamos hoje é revisar a caminhada pastoral da Diocese de Barretos favorecendo três coisas: a avaliação; ajustes; e redirecionamentos”, explicou o padre Ivanaldo, coordenador diocesano de pastoral que assessorou o evento na Cúria Diocesana.
 
A assembleia contou com contribuições e reflexões do padre Ronaldo Miguel e do bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior. Padre Ronaldo apresentou, sob o enfoque pastoral, os fundamentos do processo de avaliação, enquanto Dom Milton apresentou, a partir do magistério do Papa Francisco, elementos que inspiram o processo de revisão da caminhada pastoral diocesana.
 
O processo de revisão irá acontecer nos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPPs), entre o bispo diocesano e os padres, com o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), o Secretariado Diocesano de Pastoral e com as cinco Comissões do 3º Plano de Pastoral.
 
A vigência do 3º Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Barretos termina em dezembro de 2019.
 
 
 
Equipe que preparou a Assembleia Diocesana
 
Fotos: Milton Figueiredo
 

Outras Notícias