Notícias

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Foto | Diocese de Barretos é representada em encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020

João Francisco Teixeira - coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, a irmã Maria Bernadete Meneghello - coordenadora diocesana das Pastorais Sociais, e o seminarista Carlos Araki participaram, entre os dias 08 e 10, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba/SP, do encontro formativo para a Campanha da Fraternidade 2020.

No ano que vem, a Igreja do Brasil abordará o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, sob o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, inspirado no texto de Lucas 10, 33-34, por expressar exatamente o cuidado e o respeito pela vida que o samaritano traduziu em ação: compadecendo-se do ferido, de sua situação ultrajada pelo pecado e, cuidando de seus ferimentos, o encaminhou para recuperar-se integralmente em sua dignidade.

O evento teve a assessoria do padre Danilo Pena, da Arquidiocese de Curitiba/PR, que também lançou mão de uma chave de leitura para iluminar o caminho dos estudos para a CF 2020, a Evangelii Gaudium, auferindo que o espírito de comunhão deve nos impulsionar a “primeirear” – vocábulo criado pelo pontífice – os pobres; visando seu bem, curando suas feridas e ajudando-os em suas necessidades, para junto a eles então, festejar tanto quanto festejamos na ação litúrgica todos os bens que recebemos do Senhor.

Equipe diocesana com os padres Toninho e Danilo

Com o padre Frizzo

O encontro teve ainda a contribuição do secretário do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo), padre Antônio Carlos Frizzo que lembrou a trajetória de campanhas passadas sob a coragem de, na esteira da renovação pastoral conciliar, dialogar com homens e mulheres – povo de Deus, em suas necessidades. Para tanto, resgatou o saudoso Dom Elder Câmara como um grande trabalhador da vinha, em prol do povo de Deus que soube como ninguém, auxiliar, ajudar, colaborar e apoiar os mais miseráveis.

Um grande exemplo e, portanto, também um pano de fundo de toda a ação da Campanha da Fraternidade 2020 é a Santa Dulce do Pobres, canonizada no último dia 13 de outubro, e quem ilustra o cartaz. Ela ajudou a muitos sem perder a alegria do Evangelho com ações de uma vida samaritana.

O objetivo geral da CF-2020 é percorrer o caminho da esperança cristã encorajando todos aqueles que são e estão dilacerados pelo pecado, vivendo em situação de escárnio e subjugação.

Com informações do seminarista Carlos Araki