Sexta-feira, 26 de abril de 2019

Dom Pedro Fré será homenageado com nome de praça em Olímpia

Foto | Dom Pedro Fré será homenageado com nome de praça em Olímpia
A Estância Turística de Olímpia homenageia a memória de Dom Pedro Fré, terceiro bispo da Diocese de Barretos, concedendo seu nome à praça da igreja matriz da Paróquia São José que foi revitalizada. A inauguração acontece no feriado do dia 1º de maio, às 9h30, data em que a Igreja celebra o dia de São José Operário, patrono dos trabalhadores.

Por meio do Decreto nº 7381, de 07 de fevereiro de 2019, o prefeito Fernando Cunha nomeou a praça do bairro Jardim São José, “Praça da Paz Dom Pedro Fré”. A indicação foi feita pelo vereador José Elias Morais, o Zé das Pedras, filiado ao Partido da República (PR).

Natural de Tietê - Cerquilho (SP), Dom Pedro Fré foi ordenado presbítero em 21 de dezembro de 1950. Foi nomeado bispo para Corumbá (MS), pelo Papa São João Paulo II em 1986. Depois transferido para Barretos em 1989, onde permaneceu até o ano 2000.

Como bispo emérito, o prelado passou a viver em Aparecida (SP), onde já havia sido pároco e reitor do Santuário Nacional, isso entre os anos de 1964 e 1979. O lema de seu episcopado foi "Curar os corações feridos".

O falecimento de Dom Fré aconteceu aos 03 de abril de 2014, aos 89 anos, no Hospital Frei Galvão em Guaratinguetá (SP). Sepultado em Aparecida, seus restos mortais foram trasladados para a Catedral Divino Espírito Santo, em Barretos, em agosto de 2018.

A relação do bispo com a cidade de Olímpia sempre foi forte, sobretudo, através da atenção e carinho para com as comunidades e pessoas simples. À Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, pertencente a Paróquia São José, ele doou uma réplica do quadro da padroeira.
“A praça será um espaço no qual todas as pessoas da zona sul da Estância Turística de Olímpia poderão se encontrar e conviver de forma saudável, cultivando e promovendo a paz”, disse o pároco, padre Ivanaldo Mendonça.

A igreja matriz da Paróquia São José fica na Avenida José Rodrigues da Silva, s/n, no Jardim São José.