Notícias

Domingo, 21 de outubro de 2018

Foto | Mais de 300 pessoas participam da 40ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB

Dom Milton, Pe. Diego, seminarista Roger e Leonardo

Foi realizada no mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), a 40ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento reuniu, de sexta a domingo (19 a 21), mais de 300 representantes das 43 dioceses do Estado de São Paulo.

Em comunhão com a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que acontece em Roma, o episcopado paulista escolheu “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” como o tema da Assembleia Regional.

Foto: Diácono Tiago Barbosa

O evento contou com a assessoria do Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, que apresentou a contribuição da juventude brasileira para o instrumento de trabalho sinodal e as etapas de realização do Sínodo dos Bispos. “A juventude é um tempo de santidade, ela acontece no cotidiano da vida”, concluiu o Pe. Toninho, como é conhecido, que acaba de retornar do Vaticano.

Com a palestra do Pe. Joãozinho, SCJ, sobre evangelização da juventude, o evento foi encerrado na manhã de domingo.

“Continuemos o processo de motivação de nossa juventude, expandindo o que foi discutido e apresentado durante a Assembleia para as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo”, disse o presidente do Regional Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini – bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, na conclusão do encontro.

Da Diocese de Barretos participaram o bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, o padre Diego Mendes - assessor eclesiástico do Setor Juventude, o seminarista Roger Manoel, e o jovem Leonardo Costa, da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Barretos.

Por ocasião do Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária, celebrado no domingo, os participantes da Assembleia das Igrejas Particulares tiveram a oportunidade de fazer um gesto por meio de doações que serão revertidas para os trabalhos da Comissão Missionária e Cooperação Intereclesial, desenvolvidos pelo Regional na Diocese de Pemba, em Moçambique, na África.

No final, foi exibido um vídeo do jovem Lucas Galhardo, que participa do Sínodo dos Bispos, em Roma, representando todos os jovens brasileiros.

Segundo o Estatuto do Regional, a Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) é o órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional Sul 1 e recebe este nome porque tem a participação do clero, religiosos, leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais.

Coordenadores e jovens da Sub-região RP2 da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto

Com informações do Regional Sul 1 da CNBB