Terça-feira, 30 de abril de 2019

Novos MECEs recebem formação e serão instituídos no dia 16 de maio na Catedral

Foto | Novos MECEs recebem formação e serão instituídos no dia 16 de maio na Catedral
Sessenta e oito leigos participaram no domingo (28), na Cúria Diocesana de Barretos, do Encontro para novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs).

Pela manhã houve momentos de oração, momento de partilha duas palestras. A primeira teve como tema “Eucaristia: ápice da vida cristã”, e foi ministrada pelo seminarista Daniel Canevarollo. Já o seminarista Pedro Lopes falou sobre “O ministério do Ministro: Hierarquia, ministérios, visitação, enfermos e exéquias”.

Após o almoço, o seminarista Matheus Silva apresentou “O zelo pela tua casa me consome: Prática, paramentos, objetos, vestes, sacristia, credência e altar”.

O encontro foi encerrado com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, e concelebrada pelo padre Hamilton Baltazar, assessor diocesano dos MECES. A Eucaristia contou ainda com a participação do diácono permanente Mário Lúcio de Paula.

O bispo agradeceu a disponibilidade dos enviados pelas paróquias para assumirem o ministério. “É com grande alegria que venho nesta tarde celebrar com vocês agradecendo pelo sim que deram a este chamado que agora a Igreja confia a vocês para a edificação do nome de Deus. Muito obrigado pela disponibilidade, obrigado pelo compromisso, por esse serviço que a partir de alguns dias vocês assumirão, tendo em vista a Sagrada Eucaristia”, reconheceu o prelado.

No dia 16, os participantes serão instituídos como Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística durante missa presidida por Dom Milton na Catedral Divino Espírito Santo, a partir das 19h30.

O bispado passará a ter 27 novos MECEs na Região Pastoral Barretos, sendo nove na Catedral; três na Paróquia São Luís Gonzaga; dois na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica), Paróquia Bom Jesus e na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Colômbia); e nove na Paróquia São Benedito.

Na Região Pastoral Olímpia serão 34 novos MECEs. Na cidade de Olímpia serão 10 novos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida; dois na Paróquia São João Batista; quatro na Paróquia São José; e oito na Quase Paróquia São Judas Tadeu e Santo Expedito. Nas paróquias Senhor Bom Jesus de Guaraci e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Embaúba serão cinco novos MECEs.

Da Região Pastoral Guaíra apenas duas enviaram participantes para a formação. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guaíra terá quatro novos, enquanto a Paróquia São Sebastião da mesma cidade contará com três novos MECEs.

Fotos: Milton Figueiredo