Notícias


Olímpia e Aparecida estarão unidas oficialmente, a partir do dia 11 de outubro, pelo Caminho da Fé


Quinta-feira, 08 de outubro de 2020


Foto | Olímpia e Aparecida estarão unidas oficialmente, a partir do dia 11 de outubro, pelo Caminho da Fé

Turismo Religioso passa a fazer parte dos atrativos da cidade conhecida por suas águas termais
 
O bispo da Diocese de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior, preside neste domingo, dia 11 de outubro, às 9h na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Olímpia, a Missa de Abertura Oficial do Caminho da Fé, projeto que unirá oficialmente as cidade de Olímpia e Aparecida por meio da devoção à Rainha e Padroeira do Brasil. Na oportunidade será abençoada a placa de abertura oficial do caminho.
 
O Caminho da Fé, que poderá ser feito de bike ou a pé, terá início em frente à igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Olímpia, passando por cidades como Severínia, Cajobi, Bebedouro e Jaboticabal, até se encontrar com à rota principal de Águas da Prata (SP), que segue até Aparecida, onde fica a Basílica Nacional.
 
Segundo o pároco, padre frei Lucas Rodrigues, “faltam apenas a flexibilização da cidade de Cajobi e seu distrito, Monte Verde Paulista, por onde percorrerá o Caminho da Fé para que este já comece a ser percorrido pelos mais variados peregrinos que, saindo de frente de nossa paróquia, com a benção da Mãe Aparecida, vão rumar para o encontro com a imagem encontrada no Rio Paraíba”.
 
Para o início do próximo ano, no local onde será fixada a placa de abertura oficial, será criado um monumento do Ramal da Águas, nome dado ao ramal Olímpia, fazendo menção às águas termais da cidade que também já é um atrativo turístico.
 
O projeto foi pensado no início de 2019, quando a nova fraternidade franciscana, formada pelos freis Lucas, Anízio (que já fez o Caminho da Fé três vezes, duas por Água da Prata e um por Franca), Bruno e Aécio, somando-se ao grupo no fim do ano o frei José Luiz, chegou à Estância Turística de Olímpia. Fruto da inspiração de padre frei Anízio de Oliveira Filho, e da aprovação da fraternidade e pela paróquia ser Mariana, que é local de acolhida de muitos fiéis, foi pensado neste projeto para que os devotos de Aparecida de Olímpia pudessem percorrer um caminho da fé até Aparecida, que também é chamada de Aparecida do Norte.
 
Pedal da Fé
No dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, como parte dos festejos paroquiais, além de sete missas celebradas (todas com as senhas já esgotadas) ocorre o Pedal da Fé com a participação mais de 200 ciclistas inscritos que farão parte do percurso do Caminho da Fé (ramal Olímpia), saindo de frente da paróquia e indo até Alvará, distrito da cidade de Severínia.
 
O Caminho da Fé
O Caminho da Fé, inaugurado em 2003 na cidade de Águas da Prata (SP), foi inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) que foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura. 
 
Segundo informações do site oficial, atualmente a Rota é composta por cerca de 970 km, dos quais aproximadamente 500 km atravessam a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza. Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida.
 
O caminho partindo de Olímpia (Ramal das Água) será o 16º ramal unindo-se aos ramais de Caldas (MG), Centro Paulista (com início em Borborema-SP), Dom Inácio João Dal Monte (com início em Guaxupé-MG), Franca (SP), Monte Sião (MG), Padre Donizetti (com início em Sertãozinho-SP), Ribeirão Preto (SP), Santa Luzia (com início em Espírito Santo do Pinhal-SP), Santa Rita de Cássia (saindo de Santa Rita de Caldas-MG), São Carlos Borromeu (Saindo de São Carlos-SP), Aguaí (SP), Caconde (SP), Mococa (SP) e Tambaú (SP). Todos os ramais se encontram ao ramal principal de Águas da Prata (SP).
 
No site www.caminhodafe.com.br os peregrinos encontram todas as informações sobre o Caminho da Fé.
 

Comentários