Quinta-feira, 28 de março de 2019

Padres com até 10 anos de ordenação participam de formação

Foto | Padres com até 10 anos de ordenação participam de formação
Na terça-feira (26), a Pastoral Presbiteral promoveu um encontro de formação para padres que têm até 10 anos de ordenação presbiteral. O evento aconteceu na Cúria Diocesana e reuniu 10 padres, além da presença do bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior e do padre Ivanaldo Mendonça.

Segundo o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Sílvio Aguilar, pároco da Paróquia São José de Morro Agudo, “encontros por tempo de ordenação é uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil” (CNBB) e da Congregação para o Clero”. “Trabalhar a formação por tempo de ordenação é procurar ajudar nos desafios de cada etapa do sacerdócio. Esse encontro será para trabalhar os desafios do clero nos primeiros anos de sacerdócio”, completou dizendo ainda que futuramente serão realizados encontros com padres de outras etapas.

O tema do encontro foi “A identidade do presbítero” e teve assessoria do professor Serginho Valle que propôs diversas reflexões aos padres Fernando Rabelo, Flávio Pereira, Hamilton Baltazar, Carlos Fischer, Tulio Gambarato, Diego Mendes, Luís Fernando Nascimento, Luiz Paulo Soares, Thiago Reis, Ronaldo Candido, Sílvio Aguilar e Antônio Marcos Viaro.

A equipe de formação permanente do clero, que tem o objetivo de trabalhar a formação nas várias dimensões da formação, esteve representada no evento pelo padre Ângelo Furnari, da Congregação de Jesus Sacerdote, e a irmã Silvana, da Congregação das Servas de Santa Teresa do Menino Jesus.

Pe. Sílvio, coordenador da Pastoral Presbiteral

Fotos: Milton Figueiredo