Domingo, 19 de setembro de 2021

Foto | Paróquia de Guaraci promove formação para iniciar trabalhos da Pastoral da Comunicação
No dia 04 de setembro, a Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaraci promoveu formação para iniciar os trabalhos da Pastoral da Comunicação (Pascom). A capacitação foi ministrada pelo jornalista e seminarista Matheus Silva que cursa o segundo ano de teologia.

Participaram do encontro paroquial oito leigos, o diácono permanente Mário Lúcio de Paula, o seminarista Leonardo Santana e o pároco, o padre Hamilton Baltazar.

Foram tratados temas como “O que é a Pascom e sua atuação”, “Guia de implantação da Pascom”, e o Documento 11 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que é “Orientações para as Mídias Católicas”.

“Também dei dicas básicas sobre o texto para as mídias apresentando a técnica do Lead (o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo a ser apresentado em um texto), além de pequenas noções de fotografia, bem como preencher e enviar o formulário de eventos para a assessoria de imprensa da diocese para divulgação”, contou Matheus.

O evento também teve como foco dar noções sobre a importância da identicidade visual da paróquia, e o respeito para com a identidade visual da Diocese de Barretos.

A Pascom nasceu da necessidade da Igreja de comunicar-se por meios impressos, TV, rádio, internet e redes sociais. Além disso, tem como proposta de trabalho englobar a comunicação entre as pastorais e movimentos e a comunicação destes com a comunidade integrando a todos e levando todos a anunciarem as mesmas palavras de amor que Jesus nos anunciou.