Terça-feira, 12 de março de 2019

Pastoral da Comunicação do Brasil desenvolve nova identidade visual

Foto | Pastoral da Comunicação do Brasil desenvolve nova identidade visual
A Pastoral da Comunicação (Pascom) do Brasil apresentou a nova identidade visual. Ela é fruto de um desejo conjunto dos coordenadores regionais e da necessidade de aplicação nas mais variadas instâncias de articulação pastoral.

A partir de agora, esta marca será usada nas redes sociais da Pascom Brasil, no portal e na assinatura de peças, bem como poderá ser utilizada pelos regionais, (arqui)dioceses, paróquias e comunidades, de acordo com as orientações do manual de identidade visual.

O processo de desenvolvimento da marca foi feito por uma comissão e a criação ficou a cargo de Adielson Agrelos, coordenador regional da Pascom Leste 1. A nova marca da Pascom Brasil tem como ponto de partida as palavras unidade, nacional, diálogo, humano, ondas, alegria, comunhão, sobriedade e cristianismo. Elas surgem como marcos no caminho que foram fincados pela Comissão Nacional da Pascom em sua primeira reunião ordinária, realizada de 02 a 04 de novembro de 2018, em São Paulo.

Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, na apresentação do manual de identidade, afirmou que ela é uma marca contemporânea, que comunica a identidade pastoral nestes novos tempos.

Simbologia – Partindo das palavras chaves utilizadas na construção, a marca revela a identidade nacional do ser pastoral por meio das cores verde, azul e amarelo, em tons sóbrios. Uma onda em constante movimento perpassa toda a marca, gerando movimento, pois comunicar é um constante ato de relação. As ondas expressam a comunicação do mar com o humano, bem como as ondas digitais são uma das formais atuais de diálogo entre pessoas do mundo inteiro.

No processo de criação foi feita a opção por uma variação de logo tipográfico, inserido em um dos elementos o símbolo da assinatura visual da Pascom Brasil. Esse símbolo está repleto de significados. O Sol sem ocaso é o próprio Cristo que se dá por nós na cruz, símbolo do cristianismo. A cruz também é sinal da comunhão, um elo visível de união entre os cristãos. Ao fundo, uma rede com 18 pontos que convergem para o grande ponto que é a cruz simbolizam os 18 regionais da CNBB, símbolo de unidade da Igreja no Brasil.

O manual estará disponível pelo baixar aqui e também poderá ser solicitado por e-mail: coordenador@pascombrasil.com.br.