Segunda-feira, 18 de março de 2019

Pastoral da Sobriedade realiza encontro de capacitação para novos agentes

Foto | Pastoral da Sobriedade realiza encontro de capacitação para novos agentes
A Pastoral da Sobriedade promoveu, de sexta-feira a domingo, uma capacitação e curso de formação para novos agentes e reciclagem na Fundação Padre Gabriel, o antigo Educandário São Benedito no Jockey Club.

Aproximadamente 35 pessoas das dioceses de Barretos, São José do Rio Preto e Votuporanga participaram do encontro formativo.

A programação do evento contou com missas, palestras referentes à ação pastoral, Terço da Sobriedade, Adoração Eucarística e aprofundamento da espiritualidade dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade.

Participantes ao final da missa com o bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, e o padre Costante Gualdi que acompanha a pastoral na diocese - Foto: Divulgação

Esta pastoral é uma ação concreta da Igreja Católica que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. Pela Terapia do Amor, trata todo e qualquer tipo de dependência. Ela propõe mudança e valoriza a pessoa humana. Ela nasceu em 1998, durante a 36ª Assembleia Nacional dos Bispo do Brasil para responder à delicada questão do uso de drogas.

Atualmente, a Pastoral da Sobriedade trata de qualquer tipo de dependência, química ou não, vícios, manias, compulsões ou pecados, propondo cinco linhas de ação: prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social, e atuação política. As suas atividades têm início de forma concreta através do Grupo de Autoajuda.

Segundo o coordenador diocesano, Júlio Mora, em 2018, a Pastoral da Sobriedade contou com cerca de 1.060 pessoas participando das reuniões, e 530 pessoas receberam atendimento médico, ambulatorial e psicológico.

Na Diocese de Barretos, a Pastoral da Sobriedade existe desde 2005, e conta com uma sede própria na Av. 1 (esquina da Rua 20), nº 652 – Fortaleza.

Fotos: Milton Figueiredo