Quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Foto | Representantes paroquiais avaliam o Mês Extraordinário Missionário e o Projeto Setorizar para Evangelizar
No último domingo (09), aproximadamente 50 pessoas, dentre leigos e leigas, religiosas e padres, junto com Dom Milton Kenan Júnior - bispo diocesano, e o padre Thiago Reis - coordenador diocesano de pastoral, estiveram reunidos na Cúria Diocesana para avaliação do Mês Missionário Extraordinário (outubro) que resultou em missões em comunidades de paróquias da diocese em sintonia com o Projeto Setorizar para Evangelizar.

O bispo lembrou que a Igreja, por sua origem, é missionária. "Quando Cristo constituiu a Igreja, quando ele reúne os discípulos, quando ele escolhe os apóstolos, Ele faz pensando na missão. (...) A nossa vocação missionária tem a sua origem no mistério de Deus, pois Deus é missão, (...) e todos nós somos chamados a realizar o propósito de Deus", disse. Sobre o projeto diocesano, o prelado recordou que setorizar quer dizer descentralizar, e o objetivo não é mais centralizar todas as atividades da paróquia na igreja matriz.

No evento, o padre Thiago apresentou um resumo do que foi apresentado na Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB, e os representantes paroquiais puderam compartilhar as experiências missionárias e depois, em grupos, apontaram os pontos positivos e negativos, além de levantarem sugestões para a continuação do trabalho.

O assessor eclesiástico para o projeto, padre Luís Fernando nascimento, agradeceu a disponibilidade de todos e disse que se o projeto (Setorizar para Evangelizar) está caminhando é graças a cada um ali presente e aos demais agentes paroquiais. "Que juntos possamos criar em nossa diocese essa cultura missionária. Que nossas paróquias saiam em busca daqueles que estão afastados", desejou.

Veja todas as fotos clicando aqui

Fotos: Milton Figueiredo