Terça-feira, 12 de março de 2019

Sacerdote que já foi pároco em Cajobi foi beatificado em 1997

Foto | Sacerdote que já foi pároco em Cajobi foi beatificado em 1997
O Blog Cajobi divulgou um fato que tem passado despercebido pela maioria dos católicos da Diocese de Barretos. O padre Deogracias Palacios, espanhol, que fora pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Cajobi, entre os anos de 1925 a 1930, foi beatificado pelo Papa São João Paulo II no ano de 1997.

O beato Padre Deogracias Palacios nasceu aos 22 de maio de 1901, em Baños de Valdearados, Espanha, e foi morto em 1936.

Ele ingressou no convento agostiniano aos 15 anos e viveu sua vida religiosa nos conventos de Villaviciosa de Odón (Madri) e Monachil (Granada). Em 1923, foi designado para o Brasil e terminou seus estudos em Ribeirão Preto. Aos 28 de março de 1925, foi ordenado padre e em seguida foi nomeado pároco de Cajobi.

No ano de 1930, aos 29 anos, retornou para a Espanha e no ano seguinte foi enviado em missão para Argentina permanecendo em Buenos Aires. Lá permaneceu até 1933, ano em que retornou à Espanha como superior do convento de Monachil até 1936. Depois disso, foi nomeado superior da comunidade de Motril (Granada).

Morte
Entre os dias 25 de julho e 15 de agosto de 1936, seis sacerdotes e um irmão foram mortos, entre eles, Deogracias, na cidade espanhola de Motril (província de Granada), por não negarem a fé e estarem à serviço dos pobres.

Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), Palacios estava plenamente ciente do perigo que era permanecer em Motril. Morreu como mártir aos 35 anos, no dia 25 de julho de 1936, quando foi conduzido por uma milícia do mosteiro até a rua e executado com quatro confrades.

Beatificação
Em 21 de janeiro de 1997, a Congregação para a Causa dos Santos aprovou o martírio dos membros desse grupo e aos 08 de abril do mesmo ano, o então Papa João Paulo II assinou o decreto de sua beatificação.

Imagem: vidas-santas.blogspot.com

Os setes agostinianos foram beatificados no dia 07 de março de 1999. Na homilia, o Santo Padre disse sobre os mártires: "Bem-aventurados são vocês, mártires de Cristo! Que todos se regozijem na honra de encontrar essas testemunhas de fé. Deus os ajudou durante o julgamento e deu-lhes uma coroa de vitória. Que eles apoiem ??aqueles que estão trabalhando hoje para a reconciliação e a paz na Espanha e em todo o mundo!".

O memorial litúrgico dos Mártires de Motril é comemorado no dia 05 de maio.

Fonte: Blog Cajobi