Notícias

Terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Foto | Seminaristas das dioceses de Barretos, Rio Preto e Votuporanga participam de Retiro Espiritual na Cidade de Maria

Todos os anos, antes do início do Ano Letivo nos seminários Propedêutico e Maior, os seminaristas participam de um retiro espiritual. O deste ano começou ontem com missa na capela da Casa de Retiros Dom Antonio Mucciolo e termina na quinta-feira com o almoço de confraternização entre os seminaristas propedeutas e maiores das dioceses de Barretos, São José do Rio Preto e Votuporanga na Cidade de Maria.

O bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior é o pregador retiro e disse que utilizará diversas falas e reflexões do Papa Francisco para contribuir com a espiritualidade dos participantes.

A missa foi concelebrada pelo vice-reitor e reitor do Seminário Maior, padres Ronaldo Miguel e Leonel Brabo

Durante a missa de abertura, Dom Milton disse que o tempo de retiro é tempo de silêncio, de escutar o Espírito Santo. “É tempo de nos abrirmos, nos deixarmos inundar pelo Espírito de Deus”, destacou.

Aproximadamente 50 seminaristas entre propedeutas (que se prepararam durante um ano para ingressarem no Seminário Maior) e maiores (que cursam filosofia e teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto) participaram do retiro.

A Diocese de Barretos conta com dois seminaristas no Seminário Propedêutico e sete seminaristas maiores. A Diocese de São José do Rio Preto tem oito seminaristas propedeutas e 23 maiores, enquanto a Diocese de Votuporanga possui com oito seminaristas maiores.

A programação do retiro conta em sua programação com momentos de orações da Liturgia das Horas, espiritualidade mariana, adoração eucarística, meditações, missas, e celebração penitencial.

Os candidatos ao presbiterado vivem um ano no Seminário Propedêutico com formação específica e depois cursam três anos de filosofia e quatro de teologia.

Fotos: Milton Figueiredo