Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Seminaristas fazem experiência missionárias em Embaúba

Foto | Seminaristas fazem experiência missionárias em Embaúba
Seminaristas com padre Carlos, Dom Milton e o padre Ronaldo

Entre quinta-feira e domingo, os seminaristas diocesanos fizeram uma experiência missionária na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Embaúba. A convivência na comunidade teve início com uma catequese feita pelo pároco, padre Carlos Barbosa.

Segundo o seminarista Pedro Lopes, que em 2019 irá cursar o quarto e último ano de Teologia, na sexta-feira e no sábado eles realizaram visitas missionárias nos bairros da cidade. “No período da tarde promovemos um encontro de catequese com um enfoque na questão vocacional”, disse.

No sábado à noite, os seminaristas participaram de uma missa com a comunidade, e no domingo, na primeira missa do dia, o bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, realizou o sacramento da Crisma.

A experiência missionária e convivência foi encerrada com uma missa presidida pelo vice-reitor do seminário, padre Ronaldo Miguel.

O propósito das missões e da convivência na comunidade paroquial, segundo explicou o seminarista Pedro, partiu da equipe de formação e do bispo diocesano. “A experiência deverá ocorrer nos próximos anos em outras paróquias que não recebem seminaristas durante o ano para realizarem seus estágios pastorais. Seria, então, uma maneira para que os seminaristas convivam com todos os padres e as paróquias”, contou o formando que em 2018 fez seu estágio pastoral na sua paróquia de origem, a São José da cidade de Colina.

A Diocese de Barretos conta com sete seminaristas que se preparam para o presbiterado que vivem e estudam no Seminário Maior Sagrados Corações em São José do Rio Preto: Carlos Araki, Daniel Canevarollo, Israel Leonardi, Matheus Silva, Pedro Lopes, Roger Carmanhan e Willian Reis. Também participou da missão o jovem Mateus Flávio da Silva da Paróquia São Benedito que ingressará no processo propedêutico, etapa realizada aos candidatos ao sacerdócio, antes de ingressarem no Seminário Maior.