Terça-feira, 04 de dezembro de 2018

Foto | Terço dos Homens da Comunidade Santa Edwiges de Barretos realiza retiro espiritual para celebrar 2 anos do grupo
No domingo (02), o grupo do Terço dos Homens “Santos Anjos” da Comunidade Santa Edwiges, da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica), se reuniu no auditório da Cúria Diocesana para, num momento de espiritualidade, comemorar os seus dois anos de existência.

O retiro espiritual foi conduzido pelo padre João Sérgio Borges que presidiu a santa missa e fez a exposição do Santíssimo Sacramento.

A ideia de criar o grupo surgiu a partir de uma conversa do padre João Sérgio, que é vigário paroquial da Minibasílica, com um grupo de homens da comunidade. E assim, em 28 de novembro de 2016, aconteceu pela primeira vez o momento mariano formado apenas por homens que deram o nome ao grupo de “Santos Anjos”.

“A nossa capela era para ter o nome da Santos Anjos, mas na época, Dom Pedro Fré, então bispo da diocese, juntamente com o coordenador da época, resolveram colocar um nome de data comemorativa, daí veio o nome de Santa Edwiges. Então, o grupo do Terço resolveu resgatar esse nome”, contou Antonio Caroni, um dos participantes.

Aproximadamente 40 homens participam às segundas-feiras, às 20h, da reza do terço mariano na capela da comunidade no bairro Los Angeles. Segundo o coordenador, Leandro Bernardo, os interessados em participar devem apenas ir à capela no dia do terço. “Para participar basta vir até aqui na nossa capela onde será bem recebido. Se perseverar providenciaremos uma camiseta e um livrinho”, disse.

O retiro contou também com a participação de membros do Terço dos Homens “Santo Pe. Pio” da Minibasílica. No final da espiritualidade os participantes se confraternizaram.

Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG), bispo referencial do Terço dos Homens em todo o Brasil, desde 2009, em uma entrevista para o site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), disse que a origem deste costume, de homens se reunirem para rezar o terço se perde na história. “Há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. Porém, no Brasil, a iniciativa mais recente surgiu entre adeptos do Movimento Maria Três Vezes Admirável de Shöenstatt, também conhecido como ‘Mãe Rainha’, presentes, sobretudo, no Norte e no Nordeste”, contou.

A partir de 2008, surgiram as romarias do Terço dos Homens ao Santuário de Aparecida, o que impulsionou o movimento, nascendo daí muitas outras iniciativas pelo Brasil afora. Em fevereiro deste ano, cerca de 70 mil homens participaram da 10ª Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida.

Fotos: Milton Figueiredo