Vaticano orienta sobre a Quarta-feira de Cinzas durante a pandemia

Domingo, 17 de janeiro de 2021

Foto | Vaticano orienta sobre a Quarta-feira de Cinzas durante a pandemia

Crédito: Vatican Media

O Vaticano divulgou recentemente orientações sobre como os sacerdotes podem distribuir as cinzas da Quarta-feira de Cinzas em meio à pandemia de coronavírus. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma para os católicos.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos emitiu uma nota em que indica aos sacerdotes recitar a fórmula para distribuir as cinzas de uma vez a todos os presentes, ao invés de para cada pessoa.

O padre “se dirige a todos os presentes e apenas uma vez diz a fórmula tal como aparece no Missal Romano, aplicando-a a todos em geral: ‘Arrependei-vos e crede no Evangelho’ ou ‘Lembra-te que és pó e ao pó voltarás'”, diz a nota.

Em seguida, “o sacerdote limpa as mãos, põe a máscara e distribui as cinzas a quem se aproximar dele, ou se for o caso, se dirige aos que estiverem em seus lugares. O sacerdote toma a cinza e a espalha sobre a cabeça de cada um sem dizer nada”.

O costume de utilizar cinzas como sinal de arrependimento, ainda que pareça, não veio dos cristãos. Sua origem remonta aos judeus e ninivitas que cobriam a cabeça de cinzas, demonstrando o desejo de abandonar seus pecados.

Nos primeiros séculos da Igreja, os cristãos adotaram esse costume e o utilizavam na Quinta-feira Santa para indicar que queriam participar da confissão.

Perto de 384 d.C., a Igreja instaura o tempo litúrgico da Quaresma, e é no século XI, uns 600 anos depois, que se retoma a tradição dos primeiros cristãos que indica que, ao iniciar este tempo, deve-se impor as cinzas. Assim surgiu a Quarta-feira de Cinzas, que neste ano será celebrada no dia 17 de fevereiro.

Com informações da CNBB e ChurchPOP