Multimídia - Artigos
Quinta-feira, 28 de julho de 2022
Dom Milton faz comunicado sobre o uso do Missal Romano anterior ao Concílio Vaticano II na Diocese
Barretos, 18 de julho de 2022.
Prezados irmãos e irmãs,
Saudações em Cristo!
Tendo em vista a Carta Apostólica “Desiderio Desideravi” (Desejei ardentemente) do Papa Francisco, publicada no último dia 29 de junho, solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, que trata da formação litúrgica do Povo de Deus, após um ano da publicação da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Traditionis Custodes” (Guardiães da Tradição), onde o Papa determina que o uso do Missal Romano anterior ao Concílio Vaticano II fica sob a responsabilidade do Bispo Diocesano, venho por meio deste comunicado, informar que:
- Na Diocese de Barretos não há nenhum padre ou grupo autorizados a utilizar os ritos utilizados no período anterior ao Concílio Vaticano II. As celebrações litúrgicas, portanto, deverão ser de acordo com os livros litúrgicos, publicados e aprovados pela Sé Apostólica, a partir do Concílio Vaticano II.
- Caso seja do conhecimento de algum padre que não pertença ao clero desta Diocese, esteja utilizando os ritos pré-conciliares, queiram informar-me, para que eu possa tomar as medidas canônicas necessárias.
- É necessário que todos estejam atentos aos que pertencem à Fraternidade Sacerdotal S. Pio X, que se apresentam como fiéis a Tradição da Igreja: por não estarem em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, todos os seus atos são inválidos, para os que professam a fé católica.
- Diante das dúvidas que possam ocorrer basta acessar nos sites do Vaticano, a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Traditionis Custodes e a Carta do Papa Francisco aos Bispos de todo o mundo para apresentar o Motu Proprio Traditionis Custodes que a acompanha.
- Sem mais, agradeço a atenção a mim dispensada e quero incentivar todas as comunidades católicas da nossa Diocese que se dediquem ao aprofundamento da liturgia católica, conforme a Introdução ao Missal Romano e os documentos recentes que tratam da formação litúrgica, após o Concilio Vaticano II.
Dom Milton Kenan Junior
Bispo Diocesano de Barretos
Foto: Fagner Alves da Costa - Fotografia Religiosa
Por: Dom Milton Kenan Junior
Sobre o autor:
Dom Milton é o 6º bispo da Diocese de Barretos. E-mail: dommilton@diocesedebarretos.com.br