Multimídia - Circulares

Terça-feira, 11 de abril de 2023

Circular de Dom Milton - Abril 2023

Foto | Circular de Dom Milton - Abril 2023 Foto | Circular de Dom Milton - Abril 2023

Prezados (as)  irmãos e irmãs,

Nós iniciamos este mês de abril com a celebração da Semana Santa, que culmina com o Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor!  Um tempo em que somos confrontados com sua Paixão, Morte e Ressurreição.

É importante saber que os relatos da paixão de Jesus são os textos mais antigos dos Evangelhos. Os apóstolos e catequistas das comunidades preocupavam-se em apresentar antes de tudo aos que abraçavam a fé um relato do que havia acontecido com Jesus nos seus últimos momentos. Mas, ao mesmo tempo conservavam estes fatos, lidos à luz da ressurreição, para que relembrados suscitassem no coração dos fiéis o desejo maior de amar o Senhor, e a disposição de dar a vida por Aquele que não poupou a Si mesmo, mas deu a vida por amor.

Aos poucos não bastou relembrar os fatos, mas revivê-los na liturgia para que, participando destes acontecimentos, os que crêem se dessem conta de que o martírio de Cristo é a grande prova do amor dele pela humanidade, e o convite para que todos o imitemos, oferecendo nossa vida como dom a Deus e aos irmãos.

Neste ano, para nós, a celebração da Páscoa deve ter o sabor do jubileu áureo de nossa Diocese. Tendo retomado totalmente a vida normal, apesar da pandemia, com alegria vemos nossas igrejas reencherem-se com o nosso povo, ansioso por celebrar os mistérios centrais da nossa fé.

Apesar dos muitos desafios que nos cercam, podemos voltar a celebrar a alegria pascal com fervor e esperança renovados. Na noite do Domingo da Ressurreição veremos ressoar o Aleluia em nossas vigílias, anunciando a vitória de Cristo sobre a morte e o mal.

Os anjos que anunciam a vitória de Jesus sobre a morte exclamam: “Ressuscitou!”. A morte não foi capaz de vencê-lo, não foi capaz de sepultar a vida; mas a vida é mais forte do que a morte.

Fazendo memória dos cinquenta anos de nossa Diocese, a celebração da Páscoa quer fazer ressoar aos nossos ouvidos o anúncio dos anjos na manhã do Domingo da Ressurreição: “Ressuscitou! Jesus vive! Ele está entre nós!”

Quantas vezes abatidos pelas circunstâncias difíceis que nos cercam, ou então, desanimados pelo pouco resultado de nossos esforços; ameaçados pelos profetas da desgraça que são incapazes de ver a beleza nos pequenos gestos, sentimo-nos sós e abandonados  à nossa própria sorte.

A Páscoa da Ressurreição do Senhor nos garante a presença do Senhor Ressuscitado em nosso meio, que nos quer fazer compreender que, no reverso de toda realidade marcada pela morte, está o germe da ressurreição que desabrocha e cresce lentamente.

Nesses cinquenta anos de vida eclesial, não foram poucas as sombras da morte que pairavam sobre nós; mas muito mais intensos foram e são  os raios da vida nova, que Cristo conquistou para nós pela sua morte e ressurreição, que nos animam e não nos permitem nos deter pelo caminho.

Feliz Páscoa! Como Igreja que caminha impulsionada pela força do Espírito Santo, deixemos que a luz do Ressuscitado desponte em cada uma de nossas comunidades, e nos faça verdadeiras testemunhas da Ressurreição!

Dom Milton Kenan Júnior

Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL

1 – Vigília da Juventude, na Igreja Matriz de S. Benedito, em Barretos, às 21h

2 – MISSA DOS RAMOS E PAIXÃO DO SENHOR, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 10h

5 – ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE DO CLERO na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Guaíra, às 15h30.

SANTA MISSA DO CRISMA, na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Guaíra, às 19h.

6- MISSA DA CEIA DO SENHOR, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 19h30

7 – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 15h.

8 – SOLENE VIGÍLIA PASCAL, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 20h.

9 – PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 9h30.

12 – Reunião do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, na Cúria Diocesana, às 14h30.

15 – Encontro das Coordenações das Equipes Bíblico-Catequéticas do Sub Regional RP 2, no Salão Paroquial do Santuário do Rosário, das 8h às 12h.

Encontro Regional de Escuta, (Região Guaíra) na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Guaíra das 14 às 16h30

16 – Missa com Crismas, na Igreja Matriz N. Sra. Aparecida, em Barretos, às 9h30

Missa com Crismas, na Igreja Matriz de S. José, em Olímpia, às 19h

18 – Reunião do Secretariado de Pastoral, na Residência Episcopal, a partir das 9 horas