Multimídia - Circulares

Circular de Maio

Foto | Circular de Maio Foto | Circular de Maio

Prezados(as) irmãos (ãs),

Caminhando já para a conclusão da celebração do Ano jubilar de nossa Diocese, nos damos conta de quantos são os motivos para agradecer a Deus. Desde os encontros jubilares com os vários movimentos e pastorais diocesanos, a realização dos encontros regionais de escuta, a colaboração do Sr. Evandro Luis Marques Caldeira na criação do logotipo do Ano Jubilar e várias outras artes para as redes sociais, o empenho da comissão diocesana na preparação da celebração jubilar, a edição jubilar da Bíblia Pastoral, o lançamento do novo layout do site da Diocese, a participação efetiva de agentes de pastoral no processo de escuta na preparação para a nossa Assembleia Diocesana e, agora, no próximo dia 28 de maio, a celebração jubilar dos 50 anos de criação da Diocese.

É preciso destacar, sobretudo a Ordenação Presbiteral do Padre Daniel de Deus Canevarollo, e o reinício da Escola Diaconal para a formação dos candidatos para o diaconato permanente.

Mas, entre todos estes passos importantes que foram dados durante o Ano Jubilar, quero destacar a realização da nossa Assembleia Diocesana de Pastoral, que aconteceu no último dia 1º de maio, que reuniu agentes de pastoral das paróquias, movimentos e pastorais diocesanas, representantes da Vida Religiosa e o clero.

Com a realização da Assembleia pudemos retomar uma prática comum na vida pastoral da Diocese que, através das assembleias, foi definindo o seu perfil eclesial. Nossa última foi em fevereiro de 2019, quando avaliamos o processo de implantação do 3º Plano de Pastoral (2017-2019) tendo como lema: “Somos Igreja que caminha!”

Em razão da pandemia do covid-19 e por outras razões, fomos obrigados a suspender muitas ações previstas, até que pudemos voltar e já pensando na realização desta Assembleia para o Ano Jubilar. Ela acontece justamente quando a Igreja se prepara para o Sínodo dos Bispos, cujo tema é: “Sinodalidade: comunhão, participação e missão”. Graças à colaboração recebida de vários grupos (ao todo 98 grupos) na fase de escuta da preparação para o Sínodo, fomos vislumbrando os apelos que Deus nos faz a partir da realidade pastoral de nossas comunidades.

Identificamos seis apelos: 1. Formação de Lideranças, 2. Capacitação dos Conselhos Pastorais e Econômicos, 3. Participação Litúrgica ativa, consciente e frutuosa; 4. Juventude; 5. Testemunho de Compromisso Social e; 6. Estado Permanente de Missão.

Diante desses apelos, surgem alguns desafios: Formação – Participação –Juventude –  Testemunho – Missão. Por que desafios? Porque agora nos cabe, a partir das propostas ouvidas na Assembleia, elaborarmos nossos projetos diocesanos de pastoral, de forma que possamos responder com entusiasmo e criatividade aos apelos identificados.

Diante das conclusões que se destacaram na Assembleia, será importante levar em conta o “como” e o “para onde”. O "como" é justamente o espírito sinodal, o compromisso de “caminhar juntos”, onde todos possam participar efetivamente das decisões a serem tomadas. E "para onde?" Para sermos uma Igreja em saída, com perfil missionário.

Não podemos perder de vista que a realização da Assembleia em pleno Ano Jubilar e consequentemente a elaboração do Plano de Pastoral visam, sobretudo, levar-nos a assumir uma atitude missionária, para ser uma “Igreja em saída” (EV 46).

“Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus, que quis nos chamar para cooperar com Ele e nos impelir com a força do seu Espírito. A verdadeira novidade é aquela que o próprio Deus misteriosamente quer produzir, aquela que Ele inspira, aquela que Ele provoca, aquela que Ele orienta e acompanha de mil e uma maneiras. Em toda a vida da Igreja, deve-se sempre manifestar que a iniciativa pertence a Deus, “porque Ele nos amou primeiro” (1Jo 4,19) e é “aquele que faz crescer” (1Cor 3,7). Esta convicção nos permite manter a alegria no meio duma tarefa tão exigente e desafiadora, que ocupa inteiramente a nossa vida. Pede-nos tudo, mas ao mesmo tempo nos dá tudo” (EG 12). Oxalá as palavras do Papa Francisco nos dêem um novo alento!

Que o Divino Espírito Santo, por intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, nos conceda caminhar guiados por Ele, pelos caminhos do mundo, transmitindo sempre esperança e alegria.

Dom Milton Kenan Júnior

Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL

MAIO 2023

1 – ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL, na Casa de Encontros “D. Antonio M. Mucciolo”, das 8h às 13h.

5 – Missa com Crismas, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, às 19h30

6 – Encontro Vocacional, na Cúria Diocesana, às 14h

7 - Missa no Encontro dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, na Cúria Diocesana, às 8h30.

10 – Secretariado de Pastoral na Cúria Diocesana, às 9h30

11 – Comissão Representativa Episcopal do Regional Sul1 (por via remota), às 9h

15 a 17 – Romaria do Clero ao Santuário Nacional de Aparecida

21 – Missa no Encontro Diocesano da Mãe Peregrina, na Matriz S. Luís Gonzaga, às 9h30.

Missa da consagração de Rosângela Brito Taveira, como Virgem consagrada, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, do Vicariato para a Pastoral da Saúde, às 19h30.

28 – SOLENE CONCELEBRAÇÃO PELOS 50 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE BARRETOS, na Matriz de São Benedito, às 17h.

30 -  ASSEMBLEIA DOS BISPOS DO REGIONAL SUL 1 em Itaici

Outras Circulares