Multimídia - Circulares

Segunda-feira, 07 de novembro de 2022

Circular de novembro de 2022 de Dom Milton

Foto | Circular de novembro de 2022 de Dom Milton Foto | Circular de novembro de 2022 de Dom Milton
Barretos, 07 de novembro de 2022

Circular 11/2022

Prezados (as) irmãos e irmãs,

Ao nos preparar para celebrar os 50 anos da criação de nossa Diocese, acolhemos o apelo do Papa Francisco que nos convida a comemorar com entusiasmo os 60 anos de abertura do Concílio Vaticano II, também em 2023.

No próximo ano, Francisco deseja que revisitemos as Constituições do Vaticano II, ou seja, a Constituição “Dei Verbum”, que trata da importância da Palavra de Deus; a Constituição “Lumen Gentium”, que nos apresenta a natureza e a identidade da Igreja; a Constituição “Sacrosanctum Concilium”, em que a liturgia é apresentada como fonte da vida da Igreja; e a Constituição “Gaudium et Spes”, que estabelece a importância e os princípios do diálogo da Igreja com o mundo.

Poder revisitar o Concílio Vaticano II, para acolher as lições que ele nos propõe, é algo da maior importância. Infelizmente muito tem se falado dele, mas poucos tiveram e têm a oportunidade de conhecê-lo.

São João Paulo II, na Carta Apostólica “No início do Novo Milênio”, afirmava: “Quanta riqueza, amados irmãos e irmãs, nas diretrizes que o Concílio Vaticano II nos deu! (...) À medida que passam os anos, aqueles textos não perdem o seu valor nem a sua beleza. É necessário fazê-los ler de forma tal que possam ser conhecidos e assimilados como textos qualificados e normativos do Magistério, no âmbito da Tradição da Igreja. Concluindo o Jubileu, sinto ainda mais intensamente o dever de indicar o Concílio como a grande graça de que se beneficiou a Igreja no século XX: nele se encontra uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que começa” (João Paulo II, NOVO MILLENNIO INEUNTE, 6/1/2001, n. 57).

Ao mesmo tempo, realiza-se no próximo ano o 3º Ano Vocacional do Brasil, cujo tema é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), que tem como objetivo: promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.

Entre os muitos anseios deste ano, um deles é cultivar a sensibilidade vocacional que nos faça compreender que “toda pastoral é vocacional, toda formação é vocacional e toda espiritualidade é vocacional”, como afirma o Papa Francisco na Exortação Pós-Sinodal “Cristo Vive” (n. 254).

O texto bíblico iluminador do Ano Vocacional é “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” (cf. Mc 3,13-19), que nos lembra que, na origem, no centro e na meta de toda vocação e missão, está a pessoa de Jesus. Aquele que chama é também aquele que envia.

Tratam-se, portanto, de dois faróis que deverão nos ajudar na celebração do nosso jubileu. Conforme diz o seu lema – “Com esperança, caminhamos juntos, animados pelo Espírito Santo” – queremos, em sintonia com o magistério do Papa Francisco e dos Bispos do Brasil, celebrar os 50 anos de nossa história, certos de que somente assim haveremos de vislumbrar com alegria a novidade do Reino de Deus que desponta entre nós.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

AGENDA EPISCOPAL - NOVEMBRO 2022

01 – Reunião do Conselho de Presbíteros, na Residência Episcopal, às 9h.
02 - Missa de FINADOS, em Barretos, no Cemitério Municipal, às 9h
03 - Reunião com o Conselho Administrativo da Área pastoral S. José e S. Judas, na Capela de S. Judas Tadeu, em Barretos, às 20h
06 - Missa da Posse Canônica do Bispo Diocesano de S. João da Boa Vista, D. José Carlos Brandão Cabral, em S. João da Boa Vista, às 10h
08 - Missa pelos 25 anos de sacerdócio do Pe. José Antonio Quissoto, na Igreja Matriz de N. Sra. Da Abadia, em Cajobi, às 19h
09 – Reunião da Província Eclesiástica, em Votuporanga, às 10h
11 – Reunião dos Formadores com Padres em cujas paróquias os seminaristas realizam estágio vocacional, na Residência Episcopal, às 10h
     - Crismas na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 19h
12 – Crismas na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Guaíra, às 19h
13 - Crismas na Igreja Matriz N. Sra. Aparecida (Minibasílica) em Barretos, às 11h
     - Crismas na Igreja Matriz S. Miguel Arcanjo, em Miguelópolis, às 19h
15 – JUBILEU DOS MOVIMENTOS ECLESIAIS, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica) em Barretos, das 9h às 12h
16 - Reunião do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, na Cúria Diocesana, às 14h30
     -  Crismas no Santuário Diocesano N Sra. Aparecida em Olímpia, às 19h
18 – REUNIÃO GERAL DO CLERO, no Salão Comunitário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Minibasílica), em Barretos, das 9h às 16h.
       - Crismas na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Barretos, às 19h30
       - Encontro do Conselho Diocesano de Pastoral, no Auditório da Cúria Diocesana, em Barretos, às 20h
19 - Encontro das Pastorais Sociais
       Crismas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, em Guaraci, às 19h
20 – Crismas na Igreja Matriz de S. João Batista, em Olímpia, às 10h
23 – Reunião do Setor Família, na Residência Episcopal, às 20h
25 – Crismas no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, às 19h30
26 – Encontro com Candidatos ao Diaconado Permanente, na Cúria Diocesana, às 14h
        - Santa Missa na Comunidade N. Sra. Das Graças em Barretos, às 19h30
27 – Crismas na Quase Paróquia São Judas e Santo Expedito, em Olímpia, às 19h30.

Outras Circulares