Notícias da Diocese

Diocese ganha nesta sexta três novos diáconos

Notícias

Blog Diocesano

Diocese ganha nesta sexta três novos diáconos

Na noite desta sexta-feira, 21 de março, a Diocese de Barretos ganhará três novos diáconos: João Francisco e Ronaldo Willians, serão diáconos permanentes, e André Pena, transitório. A celebração de ordenação será presidida por Dom Milton Kenan Júnior, às 19h30, na Catedral em Barretos–SP.

André Pena Marcelino, 38 anos, é filho de Jânio Silveira Marcelino e Aurea Aparecida Pena Marcelino, tendo como irmãos Diego e Caio. Nascido em Barretos em 07 de novembro de 1986, recebeu o sacramento do Batismo no dia 15 de fevereiro de 1987, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Barretos.

De janeiro de 2013 a julho de 2017, residiu na casa geral da Comunidade Missionária Providência Santíssima-CMPS no município de Mococa, onde cursou filosofia. De 2018 a 2022, residiu na cidade de Brasília-DF, na casa de formação do Instituto Divino Mestre, onde concluí os estudos teológicos no ISB (Instituto São Boaventura).

Além da formação em filosofia e teologia, André é bacharel em Administração Empresarial pela Faculdade Barretos. Atualmente, desenvolve seu estágio pastoral na Quase Paróquia São José e São Judas, no bairro Vida Nova, em Barretos. Seu lema de ordenação é “Para servir e dar a vida” (Mc 10,45).

João Francisco Martins Teixeira, 61 anos, é natural de Barretos, casado com Adriana Rodrigues de Souza Teixeira há 36 anos, tem como filhas Viviane e Fernanda. Recebeu o sacramento do Batismo em 18 de setembro de 1964, um dia após o seu nascimento, na paróquia São Benedito, em Barretos. Graduado em Matemática e pós-graduado em Sistema de Informação, concluiu os estudos teológicos em 2024. Hoje é professor universitário na UNIFEB em Barretos e sócio proprietário da AVS Sistemas.  

Atualmente, desenvolve trabalhos pastorais na Catedral do Divino Espírito Santo em Barretos, sendo membro do conselho paroquial e da Pastoral Catequética e na Diocese, coordenou a Campanha da Fraternidade por muitos anos e hoje integra a Pastoral Catequética Diocesana. Seu lema de ordenação é “Estou no meio de vós como aquele que serve” Lc 22,27.

Ronaldo Wilhans de Souza, 60 anos, é 2º Tenente da PM, hoje na reserva, nascido aos 19 de novembro de 1965, é natural de Barretos e casou-se há 37 anos com Ana Maria Correa de Souza, tendo como filhos Esmeraldo e Amanda, hoje com dois netos, Romeu e Mariana. Recebeu o sacramento do Batismo no Santuário Nossa Senhora do Rosário em Barretos no dia 25 de dezembro de 1965.

Ronaldo é Bacharel em Direito, Bacharel em Teologia e pós-graduado em Ensino Religioso. Atualmente desenvolve seus trabalhos na Catedral em Barretos como catequistas de Adultos, é coordenador dos Ministros da Eucaristia e coordenador do CPP. Como lema de ordenação, escolheu “O Espírito do Senhor me ungiu para evangelizar os pobres”, em Lc 4,18.

O ministério do diaconato tem origem bíblica, no contexto dos Atos dos Apóstolos (cf. At 6,1-6). Os diáconos se fazem presentes, assumindo trabalhos pastorais e ministrando alguns sacramentos como Batismo, Matrimônio e oficiando exéquias. O diaconato transitório se refere ao sacramento ministrado àqueles homens idôneos, preparados e solteiros, que visam o segundo grau da ordem–o presbiterado. Já o diaconato permanente é ministrado a homens idôneos (mínimo 35 anos), devidamente preparados, podendo ser solteiros ou casados.

Atualmente, na Diocese, encontram-se em preparação 17 candidatos ao diaconato permanente das diversas paróquias do Bispado de Barretos, todos no segundo ano de teologia. A escola tem como assessor o Pe. José Antônio Quissoto (Nossa Senhora da Abadia–Cajobi), Coordenação Diocesana do Pe. Deusmar Jesus da Silva (Catedral-Barretos) e secretaria do Diác. José Paulo Lombardi.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!