Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

“O mundo está marcado pela violência!”, destaca Dom Milton na abertura da Campanha da Fraternidade 2018

Foto | “O mundo está marcado pela violência!”, destaca Dom Milton na abertura da Campanha da Fraternidade 2018
A Campanha da Fraternidade 2018 foi aberta oficialmente na Diocese de Barretos durante a Missa de Cinzas presidida por Dom Milton Kenan Júnior, e concelebrada pelos padres Raphael Lourenço, Luís Fernando Nascimento, Celso Frassi e Jean Marie Laurier, na noite de Quarta-feira de Cinzas (14), na Catedral Divino Espírito Santo.
 
Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), a CF-2018 quer ajudar a sociedade, durante o Tempo da Quaresma, a criar ações que proporcionem a cultura de paz em todo o país.
 
Durante a sua homilia, o prelado disse que as cinzas são um sinal já no Antigo Testamento e que muitas vezes o povo se cobria de cinzas como sinal do arrependimento e penitência. “Este é um sinal que a Igreja conserva desde o início. (...) As cinzas lembram que nós somos peregrinos, que a nossa vida é precária. Lembra que somos mortais e que um dia também voltaremos a ser pó. Por isso nos lembram que felizes somos nós quando nos apoiamos em Deus porque é Ele quem nos garante a vida”, destacou.
 
 
Sobre a Quaresma, falou que é um tempo santo que se renova a cada ano. “A gente pode dizer que esse tempo é um tempo sacramental. É o tempo da graça. Tudo na Igreja durante esse tempo nos convida à conversão, à mudança de vida, nos fala do perdão e da misericórdia de Deus. Deus que não se deixa vencer pelos nossos pecados, mas que nos dá uma nova chance, uma nova oportunidade. (...) O Tempo da Quaresma é tempo em que nós somos chamados a nos exercitar na caridade, na oração e no jejum, à mudança de vida. Aquilo que está errado na nossa vida, durante o Tempo da Quaresma, nos força a corrigir e mudar (...)”, recordou.
 
Em relação à Campanha da Fraternidade, o bispo diocesano disse que a nossa mudança e penitência não podem se limitar apenas às práticas individuais, mas precisamos assumir um gesto comunitário e social. Ele destacou a violência e o clima de insegurança que vive a cidade do Rio de Janeiro e que está generalizada em todo o país e no mundo. “O mundo está marcado pela violência! A violência se vence com educação e amor!”, exclamou.
 
 
A celebração contou com a presença do major Mauro Alves dos Santos Júnior, Comandante Operacional do 33º Batalhão da Polícia Militar de Barretos, a quem Dom Milton agradeceu pelo apoio à Campanha da Fraternidade.
 
 
Fotos: João Francisco Teixeira e Milton Figueiredo
 

Outras Notícias