Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Bispos da Sub-região RP2 participaram da Tribuna Independente da Rede Vida

Foto | Bispos da Sub-região RP2 participaram da Tribuna Independente da Rede Vida
Na segunda-feira, 17 de novembro de 2008, participaram do programa Tribuna Independente da Rede Vida de Televisão os bispos: Dom Edmilson (Diocese de Barretos), Dom Paulo (Diocese de São José do Rio Preto) e Dom Celso (Diocese de Catanduva). Os três bispos fazem parte da Sub-região RP2 da Província de Ribeirão Preto. Dom Demétrio, bispo de Jales, que também integra o RP2 não pôde participar em razão de sua viagem à Roma.

O tema do programa era "Os desafios da Igreja". Para Dom Edmilson, "um dos maiores desafios do nosso tempo é sabermos contemplar a realidade em que vivemos, não em uma época de mudança, mas em uma mudança de época e aqui anunciar o evangelho.

O bispo diocesano disse ainda que estava contente, como bispo jovem que é, de estar diante de Dom Celso que na próxima segunda feira aniversaria e apresntará a sua carta de renúncia. Dom Celso é bispo há 33 anos.

Ainda sobre o tema, DOm Edmilson disse que esta mudança de época nos interpela a sermos criativos na proclamação do evangelho, e que esta mudança nãop deve ser motivo de desânimo, mas de alegria, porque o Espírito Santo renova a Igreja em todos os tempos.

Dom Celso disse que avalia a sua vocação de padre com felciidade. "Fui um padre feliz", disse. Entretanto, disse nãos aber se foi um bispo feliz, porque ser padre é uma vocação e ninguém desejar ser bispo, ninguém tem essa vocação. "O padre é realmente uma entrega a Deus, enquanto o bispo entra mais dentro da organização da Igreja.

Ss bispos ainda falaram sobre a Juvetude. As três dioceses elegeram como prioridade o Setor Juventude em suas Assembléias Diocesanas. Dom Edmilson disse que a Juventude é uma preocupação pastoral porque está se pensando no futuro da Igreja e da sociedade. "O jovem de hoje é o líder amanhã nos diversos setores da sociedade e até mesmo da Igreja. os jovens de hoje são os futuros presbíetors e bispos de amanhã", finalizou.

Dom Celso, no final do programa disse que vale a pena viver e trabalhar para o reino de Deus. "Vale a pena ser filho de Deus e ter como irmão Jesus Cristo. nada é igual à fé na ressurreição que deve ser vivida hoje e não depois da morte", concluiu.