Multimídia - Notícias
Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
Brasil possui 6 santos canonizados oficialmente pela Igreja
A Diocese de Barretos enviou ao Vaticano, em 26 de novembro do ano passado, a solicitação de Introdução da Causa de Canonização do Servo de Deus Pe. André Bortolameotti, falecido em 28 de outubro de 2015. Se aprovado, se as virtudes do sacerdote forem reconhecidas pela Igreja, ele receberá o título de Servo de Deus e o processo será aberto e levará anos, sem previsão de término, até sua conclusão com a canonização.
Atualmente, o Brasil possui seis santos canonizados oficialmente: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul); Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina, nascida na Itália); Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão, nascido no Brasil); São José de Anchieta, SJ (nascido em Portugal). Todos se tornaram brasileiros em sua nacionalidade.
Além deles, a Igreja no Brasil conta com 81 beatos: Beato Inácio de Azevedo e 39 companheiros mártires (Quarenta Mártires do Brasil); Beatos André de Soreval, Ambrósio Francisco Ferro e 28 companheiros (Mártires de Cunhaú e Uruaçu); Beato Eustáquio van Lieshout; Beato Mariano de la Mata Aparício; Beata Albertina Berkenbrock (mártir); Beato Manuel Gonzalez e Beato Adílio Daronch (mártires); Beata Lindalva Justo de Oliveira, FDC (mártir); Beata Bárbara Maix (Madre Maria Bárbara da Santíssima Trindade); Beata Dulce dos Pobres; Beata Assunta Marchetti; Beata Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica) e o Beato Francisco de Paula Victor (Padre Victor), recentemente nomeado pelo Vaticano.
Dez já receberam o título de Veneráveis, ou seja, já tiveram suas virtudes reconhecidas pela Igreja. E ainda, uma lista enorme, com os Servos de Deus que já tiveram suas causas de canonização oficialmente abertas.
Fonte: Blog do Prof Aquino – Canção Nova
Foto: Milton Figueiredo