Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

CIRCULAR 10/09 DE DOM EDMILSON

Foto | CIRCULAR 10/09 DE DOM EDMILSON

Barretos, 28 de setembro de 2009.

 

Circular 10/09

 

Caríssimos irmãos e irmãs, paz!

 

Diferentemente da última circular, esta não será breve. Peço a todos que leiam atentamente. São passos pastorais importantes que a nossa diocese dá neste próximo mês de outubro.

 

  1. Foi apresentado na última reunião geral do clero o novo método da catequese infantil da nossa diocese. A mesma apresentação foi também feita aos coordenadores e coordenadoras da catequese nas paróquias. Estamos em tempo de implantação. Toda novidade que mexe nas estruturas causa um desconforto. No entanto, sabemos que esta não é mudança repentina:

a)     Primeiramente porque ela foi sendo decidida desde junho de 2008 quando nos reunimos em todas as regiões pastorais com os coordenadores e coordenadoras da catequese nas paróquias, e eles mesmos disseram que era o momento de renovação;

b)     Também eu constatei a necessidade de renovação da catequese infantil; disse que era preciso mudar a idade do início da catequese infantil na diocese, pois com 8 ou 9 anos a criança já foi bastante catequizada pelo mundo;

c)     Em julho de 2008 aconteceu a Assembleia da Catequese da diocese, na Cidade de Maria, onde foi criada uma equipe diocesana que, colhendo as conclusões da assembleia procurou concretizá-las neste itinerário que há quase um ano vem sendo preparado.

 

Temos este resto de ano de 2009 e praticamente todo o ano de 2010 para a preparação dos catequistas da nova 1ª. Etapa da 1ª. Eucaristia e também para que cada paróquia, conforme as suas possibilidades e condições prepare o ambiente onde será desenvolvida a catequese. A catequese com o novo método terá início no Advento de 2010. No início de 2010 continua-se normalmente a catequese como vem sendo feito até agora. Será somente no Advento de 2010 que as crianças que completaram 07 anos de idade em 2010 iniciarão o seu CAMINHO catequético.

 

Quero aqui manifestar o meu agradecimento ao Pe. Carlos, seminarista Thiago Faccini e toda equipe pelo animado e corajoso trabalho.

 

  1. Durante o mês de setembro realizamos em todas as Regiões Pastorais da nossa diocese a assim chamada “Capacitação” para a experiência de Visitação. Pode-se perceber, em geral, a dificuldade que temos para anunciar Jesus Cristo como boa notícia. A dificuldade torna-se maior porque o anúncio querigmático deve partir da nossa própria experiência de Jesus ressuscitado.

Na realidade, estas visitas, serão mais importantes para os visitadores que para os visitados. Os irmãos e irmãs de nossas paróquias poderão experimentar como é difícil anunciar o Evangelho, como não é agradável ser humilhado e rejeitado, como o anúncio da Palavra possui uma força restauradora. Sairão para evangelizar e voltarão evangelizados.

Aproveito a ocasião desta circular, após ter assistido às “oficinas” nos encontros regionais, para alertar sobre alguns pontos a respeito destas visitas missionárias:


a)     Não sejam enviadas pessoas que não tenham uma caminhada madura na vida da comunidade;

b)     Os evangelizadores não devem ir como mestres que irão “dar aulas de Escritura e Teologia” para as pessoas, mas a partir da própria experiência anunciarão Jesus Cristo. Devem, sim, saber abrir as Escrituras e anunciar a partir delas o Senhor Jesus. Daí a importância da lectio divina que foi experienciada e explicada nos encontros de “capacitação”;

c)     Os evangelizadores não sejam moralizantes, isto é, pessoas que estejam fazendo proselitismo; esclarecendo melhor: não se trata de arrebanhar pessoas para participarem da Igreja.

d)     Não anotem nada nas casas em que forem visitadas; isso não é uma pesquisa do IBGE ou algo parecido. As avaliações sejam feitas, até mesmo por escrito, fora dos momentos das visitas.

 

Evidentemente se o anúncio toca o coração das pessoas elas, por si mesmas, procurarão a comunidade. A Igreja Católica não faz proselitismo, mas é chamada a atrair as pessoas pelo testemunho.

Todas as paróquias já receberam o rito do envio dos visitadores que deverá ser realizado numa das celebrações eucarísticas do dia 04 de outubro. Receberam também o roteiro de uma pequena celebração da Palavra que deverá ser realizada por volta da metade do mês, em cada paróquia, com os visitadores; será um momento privilegiado de partilha.

Se ainda não chegou às paróquias, deverá chegar em breve, um questionário preparado pelo Pe. Ivanaldo, assessor do PRODE, para que se possa recolher dados e sugestões para ulteriores trabalhos da Coordenação Diocesana de Pastoral. Este questionário seja respondido por cada dupla de visitadores e se faça depois uma tabulação das respostas de cada paróquia, depois, sim, enviem as respostas ao Pe. Ivanaldo. Peço que cada pároco organize em sua paróquia a conclusão deste período de visitas, como achar melhor.

Nossos agradecimentos pela presença durante todo este mês de setembro da Ir. Cidinha, das Pequenas Missionárias Eucarísticas. Agradecemos também às Servas de Santa Terezinha que assumiram a explicitação no último encontro, em Olímpia. Outubro é o mês das missões. Que esta experiência missionária em toda a nossa diocese nos conscientize sempre mais que toda Igreja é missionária. Lembro a todos que no domingo, 18 de outubro, deverá ser feita em todas as comunidades a coleta para as Pontifícias Obras Missionárias.

 

  1. O mês de setembro também foi marcado pelos encontros do Setor Juventude em cada uma das Regiões Pastorais da diocese. A expectativa é que viessem muitos jovens para participar. Infelizmente não foi assim que aconteceu. Somando as quatro regiões não conseguimos passar dos 800 jovens.  Tenho certeza, porém, que foi válida a experiência, primeiramente por ser um trabalho que vai consolidando a equipe do Setor Juventude na diocese; depois por termos podido experimentar que não estamos atingindo a juventude como deveríamos na obra da evangelização. Para refletirmos melhor sobre este último aspecto, para o mês de outubro, nas reuniões das regiões pastorais, estamos convocando os jovens coordenadores de todos os tipos de grupos de jovens existentes nas paróquias. É o momento de começarmos um diálogo.

Agradeço a cooperação e disponibilidade de todos os que com entusiasmo trabalharam para a realização destes encontros. Quero sinalizar aqui de modo especial a presença da Comunidade Missões Maria Peregrina, os noviços dehonianos, as noviças dominicanas, as Missionárias da Ação Paroquial, a Ir. Rosa, das Pequenas Missionárias Eucarísticas, Pe. José Roberto e formandos dos Oblatos de Cristo Sacerdote e a presença, neste último domingo, da Ir. Jacinta, das dominicanas.

 

Durante o mês de outubro os grupos da PJ estarão fazendo as reuniões preparatórias para o DNJ (Dia Nacional da Juventude), este ano no dia 25 de outubro. O encontro será na Paróquia N.Sra. do Rosário, mas o seu início será na Praça da Catedral (8h)  de onde se sairá em caminhada para a igreja  N. Sra. do Rosário. Por volta das 13h30, será a Celebração Eucarística que concluirá o encontro.

 

Saudações fraternas em Cristo

 

+ Edmilson Amador Caetano, O.Cist.

Bispo diocesano


Outras Notícias