Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

CIRCULAR 11/09 DE DOM EDMILSON

Foto | CIRCULAR 11/09 DE DOM EDMILSON

Circular 11/09

 

Caríssimos irmãos e irmãs no Senhor, paz!

 

  1. As reuniões das regiões pastorais de outubro foram uma produtiva reflexão sobre a evangelização da juventude. Dentre todos os dados coletados um surpreendeu-me de modo particular. Ao contrário do que se diz por aí, isto é, que os jovens não participam mais da Igreja, ficou constatado que os jovens católicos, na sua maioria, é verdade, não estão engajados nos movimentos e pastorais, mas participam com notável assiduidade das celebrações Eucarísticas aos domingos; principalmente nas missas vespertinas. Temos, portanto, um bom contingente de jovens que buscam a Igreja para um suporte na vida espiritual.

Entretanto, a missa dominical não é o lugar de educação na fé e mais indicado para a evangelização da juventude. É um grande desafio para nossa diocese encontrar meios para uma evangelização da juventude num caminho de fé, tanto para aqueles que somente participam da Eucaristia dominical, como para aqueles que se encontram afastados da Igreja.


Espero, como disse em cada encontro, que a reflexão sobre o documento 85 da CNBB (Evangelização da Juventude) e a dinamização do Setor Juventude, auxilie na congregação dos jovens e, especialmente, que cada paróquia, em sua programação anual, abra espaços de atividades para a evangelização da juventude.


Agradeço a todos que estiveram envolvidos na organização do DNJ, ocorrido no último dia 25 de outubro. Acredito que mais de 400 jovens de nossas paróquias estiveram presentes. O DNJ do próximo ano será na Região Colina, em Morro Agudo. Em tempo oportuno trataremos do assunto de incentivo aos jovens para a peregrinação a Madrid, para a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, em Agosto de 2011.

 

  1. O mês de outubro foi também marcado no PRODE pela experiência do Ministério da Visitação. Faço questão de dizer que foi uma experiência. É a Igreja que se deixa guiar pelo Espírito e torna-se cada vez mais missionária. Já ouvi muitas experiências edificantes. Mesmo que esta experiência fosse somente de anúncio, em algumas paróquias começaram a aparecer espaços novos de catequese e outras aproveitaram a ocasião para mostrar a paróquia próxima de cada um de seus habitantes.

O Pe. Ivanaldo, através da Secretaria diocesana de Pastoral já enviou um questionário a todas as paróquias para que as duplas de evangelizadores partilhem as suas experiências.

 

  1. Toda a nossa caminhada pastoral deste ano de 2009 será avaliada no Conselho Diocesano de Pastoral, no dia 30 de novembro de 2009, às 20:00h, no salão da Paróquia N. S. do Rosário, em Barretos.  O nosso clero também terá o seu momento de avaliação e programação nos dias 01 e 02 de dezembro, das 09 às 16 horas, na Cidade de Maria.
    Acredito que toda a nossa caminhada está em sintonia com as opções feitas na última Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1. No planejamento para 2010, precisaríamos pensar em concretizá-las em nossa diocese. São as seguintes:
    Proposta Regional: “Inpirados no número 41 de Aparecida, onde somos chamados a “recomeçar a partir de Cristo”, promover uma cultura missionária, através da proclamação querigmática em todo o âmbito eclesial para fortalecer a iniciação cristã, a catequese e a liturgia e dar acesso ao conhecimento das Sagradas Escrituras.

Propostas para as dioceses:

a)     Fazer das paróquias rede de comunidades e centros de evangelização, onde as pessoas façam uma profunda experiência querigmática, sendo despertadas para o ardor missionário.


b)     Promover a leitura orante da Bíblia, como instrumento que favorece o anúncio querigmático e proporcionar entre as pastorais, movimentos e associações, um trabalho mais orgânico.

 

  1. Praticamente durante todo o mês de novembro estarei ausente da diocese. Estarei em Roma com os bispos do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo) para  a visita “ad limina apostolorum”. Esta expressão quer dizer visita à casa dos apóstolos. Trata-se de um costume muito antigo da Igreja para expressar a comunhão de cada Igreja Particular com a Igreja de Roma,  onde é bispo o sucessor do apóstolo Pedro, o Papa. O sucessor de Pedro mantém a mesma missão de Pedro: confirmar os irmãos na caminhada da fé. Para este encontro pessoal com o Papa já enviei há mais de 6 meses um relatório sobre a caminhada da diocese desde o ano 2000. Contudo, é visita aos/ dos apóstolos (apostolorum), pois faz parte intrínseca desta visita, não somente o encontro com o Papa, mas a veneração dos santos Pedro e Paulo, visitando os seus sepulcros e celebrando junto a eles na Basílica de São Pedro e na Basílica de São Paulo fora dos muros. Estes dois apóstolos representam a catolicidade (universalidade) e a unidade de toda a Igreja. O bispo, então, quando vai a Roma para esta visita, expressa a comunhão da sua Igreja particular com as Igrejas de todo o mundo.
    Esta visita, ordinariamente, acontece a cada 5 anos. O Brasil como tem um grande episcopado – são 272 dioceses – a visita se dá por regionais da CNBB que são em número de 17 regionais.
    Além do encontro pessoal com o Papa e a veneração dos sepulcros dos apóstolos Pedro e Paulo, os bispos fazem visitas aos vários Dicastérios da Cúria Romana para poderem estar inteirados dos vários procedimentos e serviços que a Igreja presta em todo o mundo. Portanto, serão vários dias de encontros, celebrações e reuniões.
    Toda a diocese é chamada a acompanhar o seu bispo com orações, pois trata-se, em certo sentido, de uma viagem de missão. Tenham certeza que implorarei ao Santo Padre uma bênção especial para a nossa diocese.

Não tenho a programação de onde estarei cada dia. Sendo possível, enviarei relatórios à Assessoria de comunicação da Cúria e todos, através do site, poderão saber como está ocorrendo a visita.


Saudações fraternas em Cristo,

 

Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist.

Bispo diocesano


Outras Notícias