Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

DIÁRIO DA VISITA AD LIMINA DE DOM EDMILSON (6)

Foto | DIÁRIO DA VISITA AD LIMINA DE DOM EDMILSON (6)

Dia 18 de novembro: Tivemos somente uma audiência nesta manhã. Contudo, uma audiência que durou duas horas: fomos à Congregação para a Educação Católica, que trata da questão da formação presbiteral e das escolas e universidades católicas. É muito importante que no diálogo com o mundo da cultura e da ciência as nossas escolas e universidades católicas, sejam realmente católicas e não somente de inspiração católica. Na parte da tarde aconteceu a celebração Eucarística na Basílica do Latrão, catedral de Roma. A presidência desta vez foi de D. Bruno Gamberini, arcebispo de Campinas. Eu, juntamente com D. Vilson (Limeira) e D. Altieri (Caraguatatuba), não fomos ao Latrão, mas estivemos presente na TV SAT 2000 (CEI e Vaticano) para uma entrevista, ao vivo, no programa Mosaico. Foi meia hora de entrevista, onde rapidamente pudemos falar das conquistas e desafios do Brasil na pastoral e na ação social.

 

Dia 19 de novembro: Hoje pela manhã tivemos as nossas duas últimas audiências nos dicastérios: Pontifício Conselho para a Cultura e Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. Foram também duas longas audiências. O diálogo com a cultura é importantíssimo para a evangelização. Cultura deve ser entendida em sentido amplo. D. Ravasi, presidente do Conselho, falou-nos de maneira simples e magistral, conforme a sua capacidade. A propósito, sábado o Papa se encontrará (se encontrou no dia 21/11) com vários artistas e tratará deste assunto. A vida consagrada não deixa de se renovar na Igreja. No Brasil estamos experimentando o nascer sempre mais constante de novas realidades de vida consagrada, além das chamadas novas comunidades. No fim da tarde, fomos ao Colégio Pio Brasileiro e celebramos a Eucaristia com a comunidade presbiteral de lá. Os alunos do colégio são mais de cem, de várias partes do Brasil. Todos são padres e estão em Roma fazendo mestrado e doutorado. A celebração foi presidida pelo Cardeal D. Cláudio Hummes e fez-se presente também o Embaixador do Brasil junto à S. Sé. Após a celebração tivemos o jantar. Este foi o último ato em comum da nossa visita. A partir de amanhã alguns bispos já vão deixando o local onde estamos hospedados. Alguns já estarão voltando para as suas dioceses. Outros bispos ainda esperam para serem atendidos na audiência particular com o Santo Padre. O meu retorno a São Paulo está marcado para o dia 26, dia que estava programado o término da visita. Aqui termino esta minha crônica. Espero em Deus poder estar celebrando na diocese o início do Advento, no domingo 29 de novembro.

 

Irmã Maurinéa:


Dia 19 de novembro: último dia da Visita “ad limina”, isto é, dos compromissos oficiais em conjunto, pois, ainda faltam algumas audiências pessoais com o papa Bento XVI. Neste último dia da visita, aconteceram dois encontros importantes: um no Conselho Pontifício para a Cultura e na Congregação para a Vida Consagrada.


À noite aconteceu a tão aguardada Celebração Eucarística com um saboroso jantar de confraternização no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. A Santa Missa foi presidida pelo cardeal Dom Cláudio Hummes. Também esteve presente o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, todos os Bispos, os sacerdotes, amigos do Colégio e todos os Padres Estudantes do Pio Brasileiro.


Dom Cláudio iniciou sua homilia saudando a todos, especialmente a Dom Odilo, aos Bispos e Sacerdotes e ao Sr. Luiz Felipe, Embaixador do Brasil junto à Santa Sé que também estava presente à Celebração. Falou da importância do Colégio Pio Brasileiro, sua fundação que foi no ano de i934. Ressaltou a importância dos Três Mártires do Rio grande do Sul, cuja memória celebramos neste dia. Meditando rapidamente sobre o Evangelho proclamado que foi a profecia de Jesus sobre Jerusalém. O Evangelho frisou a emoção que Jesus experimentou ao contemplar a sua cidade. Jesus sabia que ali, em Jerusalém iria morrer. Por aquela cidade iria dar sua vida e mesmo assim a cidade não se converteu.  Jesus também profetiza que Jerusalém será destruída. De fato, nos anos 70 DC, Jerusalém foi destruída pelo império romano. Como Cristo ressuscitou, também Jerusalém ressuscitará no fim dos tempos.


O Evangelho nos encoraja a não desanimar, disse Dom Cláudio, mas nos impulsiona a descobrir novos caminhos para evangelizar. Muitas coisas nos questionam e nos levam a rever nossa fé, nossa maneira de viver e de evangelizar. Dom Cláudio deu ênfase aos mártires festejados neste dia, dizendo que estes Mártires do Brasil são mártires da Eucaristia e nos convidam a um maior amor e compromisso para com a Eucaristia e com a missa dominical. Disse ainda que podemos ressaltar, no próximo Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em 2010, em Brasília, a importância e o valor destes Mártires que deram a vida pela Eucaristia.


No final de celebração, Dom Cláudio ofereceu a palavra a Dom Odilo que também falou sobre os mártires do Rio Grande do Sul e seu legado espiritual para todos nós, sobretudo no campo da evangelização.   

 


Outras Notícias