Multimídia - Notícias

Segunda-feira, 16 de maio de 2016

Diocese celebra festa patronal com Caminhada Penitencial e motivada pelo Jubileu do Ano da Misericórdia

Foto | Diocese celebra festa patronal com Caminhada Penitencial e motivada pelo Jubileu do Ano da Misericórdia
A Celebração da Unidade Diocesana que comemorou a Festa Patronal do bispado de Barretos, o Divino Espírito Santo, começou às 15h de ontem (15), na Catedral Divino Espírito Santo com o Terço da Misericórdia e terminou com a santa missa na igreja matriz da Paróquia São Benedito.
 
 
Começou-se com a reza do terço em razão do Ano Jubilar da Misericórdia ter sido outra motivação para a festa da união eclesial da Igreja Particular de Barretos. O terço foi conduzido pela coordenadora diocesana da Renovação Carismática Católica, Sílvia Justino dos Anjos.
 
Às 15h30, teve início a missa na Catedral. O bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, reforçou a intenção da celebração que foi comemorar o patrono da diocese. “Celebramos o milagre de Pentecostes e nele a presença do Espírito Santo, presença viva, permanente na vida da Igreja, na nossa vida. E ao celebrar hoje a festa do nosso patrono nós queremos celebrar também a misericórdia de Deus. Neste ano jubilar toda a Igreja é convidada a aproximar-se da misericórdia de Deus e ao mesmo tempo levar a misericórdia aos outros (...)”, disse.
 
 
Em seguida, o prelado abençoou a água que foi aspergida na assembleia que passou pela Porta Santa e seguiu em Caminhada Penitencial até a matriz de São Benedito. A caminhada foi conduzida por Gustavo Stuque e Aparecida de Fátima Araujo (conhecida como Fatinha), membros da Comissão Diocesana para o Ano da Misericórdia.
 
 
Além de orações, cantos e reflexões, a caminhada contou com testemunhos de Edijania Gomes de Melo, da Paróquia São Miguel Arcanjo de Miguelópolis, e Leandro Joaquim, da Paróquia Santa Ana e São Joaquim de Barretos.
 
A celebração contou com quase todos os padres do clero de Barretos e representante das 23 paróquias e da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 1.300 pessoas participaram da Festa Patronal.
 
Foto: João Francisco Teixeira
 
Durante a homilia, Dom Milton lembrou que a festa patronal nos recordava também o inicio da Igreja Católica. “A Igreja nasceu também nesse dia. A Igreja foi gerada pelo Espírito Santo. O milagre ocorrido nesse dia fez dos Apóstolos homens cheios de vigor (...) para realizar a missão que o Senhor lhes havia confiado”, disse.
 
No final da missa, o coordenador diocesano de pastoral, padre Ivanaldo Mendonça, apresentou a nova etapa do processo de elaboração do 3º Plano Diocesano de Pastoral. A comissão distribuiu aos párocos e administradores paroquiais um exemplar do subsídio que está sendo enviado às paróquias para reflexão e que culminará na Assembleia Paroquial, em que os resultados serão motivacionais para o plano de pastoral.
 
 
Por fim, o padre Carlos Fischer, chanceler do bispado e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Cajobi agradeceu as orações e o carinho de toda a diocese em razão de seu restabelecimento após sofrer um AVC em março deste ano. “Eu gostaria de agradecer de todo o coração a cada um de vocês que rezou por mim, que esteve comigo na fé (...) para que eu pudesse voltar. E de fato, Deus foi misericordioso que nenhuma sequelas eu tive (...)”, agradeceu o sacerdote que recebeu uma calorosa salva de palmas.
 
 
Redação e Fotos: Milton Figueiredo
 

Outras Notícias