Multimídia - Notícias

Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Dom Milton fará abertura da Campanha da Fraternidade 2018 durante missa na Quarta-feira de Cinzas na Catedral

Foto | Dom Milton fará abertura da Campanha da Fraternidade 2018 durante missa na Quarta-feira de Cinzas na Catedral
Nesta Quarta-feira de Cinzas (14), durante a missa das 19h30 na Catedral Divino Espírito Santo, Dom Milton Kenan Júnior fará a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2018 (CF-2018)na Diocese de Barretos.
 
O tema da CF-2018 é "Fraternidade e Superação da Violência" e o lema "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8). Durante a celebração será apresentado um vídeo para que a assembleia seja introduzida na CF que será refletida em todas as comunidades durante toda a Quaresma.
 
A CF-2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 1980, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís Fernando da Silva, secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Estará presente na celebração o major Mauro Alves dos Santos Júnior, Comandante Operacional do 33º Batalhão da Polícia Militar de Barretos. No dia 28 de janeiro, ele foi um dos palestrantes do Encontro de Formação que a diocese promoveu para representantes das paróquias. O major apresentou dados do desempenho operacional da segurança pública na Região de Barretos no ano de 2017, que é a 13ª Região Administrativa do Estado de São Paulo (19 municípios). Ele estará a disposição da imprensa no final da missa para falar sobre esses dados que serão entregues aos profissionais da comunicação.
 
Durante a sua palestra, o major Mauro disse que há menos policiais trabalhando nas ruas. "Com isso a gente vai ter menos pessoas presas armas presas, drogas presas...", disse.
 
O Rito das Cinzas
 
A Quarta-feira de Cinzas recebe esse nome porque durante a Eucaristia que abre o período de 40 dias que antecede a principal celebração para os católicos, a Páscoa, há o rito de distribuição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis em forma de cruz, ou sobre a testa. Este gesto lembra os fiéis que a vida é breve e passageira, e os convida à penitência.
 
A Quaresma, no Calendário Litúrgico, é um tempo de penitência, oração, jejum e conversão para os cristãos católicos, e desde 1964 tem sido também um período para que a sociedade se desperte para um determinado problema que envolva os brasileiros buscando caminhos de solução para que assim se busque a transformação.
 

Outras Notícias