Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 09 de junho de 2016

Dom Milton participa de reunião em Brasília da Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB

Foto | Dom Milton participa de reunião em Brasília da Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB
Ontem (08), Dom Milton Kenan Júnior participou da reunião ordinária da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, em Brasília. A reunião articulou os próximos eventos que serão realizados pelas Pastorais Sociais.
 
Segundo o bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão, Dom Guilherme Werlang, um desses eventos é o Encontro Nacional das Pastorais Sociais, que será realizado no início de agosto, com o objetivo de refletir os compromissos sociais dos cristãos e da Igreja, à luz dos ensinamentos do Papa Francisco.
 
Também foi discutido o encontro formativo com os bispos referencias das Pastorais Sociais e dos regionais que será realizado em outubro com o tema "Dimensões da Pastoral Social".
 
“Os encontros servirão para a gente se somar no colegiado, que nos ajuda muito, nos dá mais segurança nas propostas a serem feitas e também para o nosso trabalho de equipe, de Comissão”, afirmou Dom Luiz Gonzaga Fechio.
 
O Estudo 109 da CNBB, “O solo urbano e a urgência da paz”, foi também tema de debate na reunião. Apresentado durante a 54ª Assembleia Geral dos Bispos, em abril, em Aparecida (SP), o texto será aprofundado nas comunidades, universidades, nas instâncias públicas. “Estamos reunidos para ver como poderemos melhorá-lo, fazer com que haja a participação do povo, das pastorais afins e movimentos populares”, explicou Dom Guilherme. 
 
O Estudo 109 aborda as mudanças no processo de urbanização, a supremacia do mercado no processo de constituição e organização do espaço urbano, o déficit habitacional, a violência urbana e a desigualdade social, a degradação do meio ambiente, assim como traz iniciativas populares na construção do solo urbano. O texto já está disponível nas Edições CNBB. 
 
Participaram também da reunião Dom Valdeci Santos, Dom Canísio Klaus, Dom André de Witte, os assessores frei Olavio Dotto e irmã Claudina Scapini. Dom Milton é o assessor nacional da Pastoral da Mulher Marginalizada e, por isso participa das reuniões da comissão.
 
Fonte e foto: CNBB
 

Outras Notícias