Multimídia - Notícias
Segunda-feira, 19 de março de 2018
Em tarde de espiritualidade, religioso comboniano partilha sua missão na China com seminaristas
Na quinta-feira (15), no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em São José do Rio Preto, aconteceu a primeira tarde de espiritualidade com o padre Pedro, missionário Comboniano, missionário há mais de 20 anos, pela congregação a qual pertence, na China. Participaram cerca de 50 seminaristas (seminaristas do Seminário Propedêutico de São José do Rio Preto e estudantes de filosofia e teologia das dioceses de Barretos, São José do Rio Preto e Votuporanga).
Segundo o vice-reitor do seminário, padre Ronaldo Miguel, a partilha do religioso foi muito interessante e enriquecedora para os seminaristas. “Nós não sabíamos que existem duas realidades de Igreja Católica na China. Uma que é clandestina que é a que ele participa, porque tem que ser escondida porque se descobertos sofrem um monte de retaliações. Ele, por exemplo, se encontra com os jovens em bares porque não pode ser em lugares característicos da Igreja senão sofrem penalidades: trabalhos forçados, prisão ou expulsão do país; e tem a Associação Patriótica Católica Chinesa, um organismo estatal fundado em 1957 pelo governo da China com o objetivo de controlar e supervisionar as atividades dos católicos chineses, já que o Estado chinês é oficialmente ateu”, contou o padre Ronaldo.
O religioso partilhou ainda momentos em que na China, de forma escondida, conseguiu realizar sacramentos para brasileiros que vivem lá e também chineses que se converteram ao cristianismo católico. “Foi uma história muito bonita de missão que o padre Pedro compartilhou conosco”, disse o vice-reitor dizendo que uma vez por mês acontecerá essas tardes de espiritualidade.
Após a partilha, aconteceu a celebração penitencial e a adoração ao Santíssimo Sacramento que foram conduzidas pelo padre José Antonio Quissoto, vigário paroquial da Paróquia São João Batista de Olímpia. Quissoto já foi reitor dos seminaristas da Diocese de Barretos quando havia uma casa que servia como seminário em São José do Rio Preto. Agora, os seminaristas do bispado de Barretos voltaram a morar e estudar no seminário compartilhado pelos formandos de São José do Rio Preto, e Votuporanga.
Nessa “Igreja Católica Chinesa” as nomeações dos bispos, por exemplo, são feitas pelo Estado e não pelo papa. Isso demonstra como a liberdade religiosa é limitada pelo Estado. Porém, a Associação Patriótica não controla as dioceses de Macau e Hong Kong, pois ambas estão sediadas respectivamente nas regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong. Nessas duas regiões a liberdade religiosa é defendida pelos textos constitucionais e por tratados internacionais.